sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Empresários do Faial discutem ideias à mesa

No passado dia 26 de Agosto um grupo de 65 empresários faialenses reuniu-se no restaurante “Vitor dos Leitões”. O objectivo era discutir algumas problemáticas relacionadas com a vida empresarial faialense, num ambiente mais informal, mas que possibilitasse troca de ideias e pontos de vista.

Segundo Ângelo Duarte, empresário e presidente da direcção da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, “ a sugestão partiu do engenheiro Luís Goulart”, tendo sido depois criada uma Comissão para promover estes encontros. Os impulsionadores da ideia pretendem criar assim um espaço menos institucional que a Câmara do Comércio onde os empresários possam trocar conhecimentos e debater ideias, “face às necessidades das empresas e ao desenvolvimento que se pretende para a ilha do Faial”.

Quem também marcou presença neste encontro de empresários foi o presidente da Câmara Municipal da Horta. João Castro falou das perspectivas de futuro que o Faial pode oferecer à actividade empresarial, bem como da importância de que esta se reveste para o desenvolvimento da ilha. O investimento público e o seu retorno junto das empresas locais foi outro dos temas abordados pelo autarca, bem como a importância do actual quadro comunitário de apoio. João Castro debateu ainda outras ideias com os empresários, como o mercado interno, o consumo de produtos locais, a diversificação agrícola, o turismo e a aposta na tecnologia.

No debate de ideias entre os empresários surgiram várias questões, algumas recorrentemente presentes na discussão pública, como é o caso da importância do aeroporto da Horta no turismo e na exportação de produtos, que dita a necessidade cada vez mais premente da ampliação da sua pista. Os empresários reflectiram sobre as mais-valias trazidas pelo Rally Ilha Azul, principalmente para a restauração, hotelaria e comércio locais, no entanto deixaram o alerta da necessidade de uma melhor planificação destes eventos, para evitar sobreposições como a que aconteceu este ano com o Rally e com a Feira Agrícola.

Em relação à produção local, ficou a ideia de que há que valorizar os produtos locais, tanto agrícolas como os resultantes da pesca, através do incentivo à diversificação gastronómica.

Os empresários lançaram ainda à edilidade alguns desafios, como o apoio a mais uma prova de rally no Faial, com características de iniciação.

Segundo Ângelo Duarte, neste encontro ficou também a ideia, por parte dos empresários, que a Câmara Municipal da Horta devia ter um serviço de orientação mais eficaz, quando se trata do apoio à actividade empresarial. “Muitas vezes querem-se colher informações sobre determinado investimento, ou organizar eventos, e em vez de nos orientarem de uma forma encaminhadora para chegar ao objectivo final, normalmente a atitude é sempre mais de obstrução”, explicou Ângelo, dando como exemplo as questões burocráticas. Empresários e autarca debateram algumas ideias no sentido de melhorar esta situação, sempre seguindo uma lógica de sinergia entre a iniciativa privada e o apoio camarário.

A receptividade dos empresários faialenses a esta ideia superou as expectativas dos organizadores, e está já agendado um segundo encontro, para a primeira quinzena de Janeiro do próximo ano, onde os empresários querem a presença de um membro do Governo dos Açores, de modo a transmitir também aos governantes da Região algumas das suas preocupações e necessidades.

Sem comentários: