sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Autárquicas 2009

Oliveira acusa autarquia de “esquecer” a Feteira

Na passada semana o candidato social-democrata à autarquia faialense visitou a freguesia da Feteira, onde considerou que a freguesia tem sido “esquecida pela Câmara” tanto no que diz respeito ao investimento directo como na área da delegação de competências.

Paulo Oliveira lembrou que a Feteira é a maior freguesia rural do Faial, e a terceira mais populada da ilha, considerando que o investimento “não reflecte essa realidade”.

O candidato apontou o dedo a várias carências que assolam a freguesia, como é o caso da sobrelotação da Escola do Algar, que obriga a encaminhar crianças para os Flamengos, o que, para Oliveira, representa um “erro grave”.

A inércia na da dotação da freguesia de um polivalente e o estado da rede viária, bem como a deficiente manutenção das ribeiras e da rede de caminhos de penetração agrícolas foram outros dos factores denunciados pelo candidato, assim como a necessidade de explorar melhor o potencial da zona balnear e de diligenciar uma melhor cobertura de rede móvel. São estes aspectos que Oliveira quer melhorar caso seja eleito presidente da autarquia faialense, e reconhece que a freguesia é atractiva à fixação de mais pessoas, e a sua dimensão reveste-a de um “potencial elevado que terá de ser desenvolvido”.

Paulo Oliveira lembrou ainda as várias actividades agrícolas de que aquela freguesia foi palco no passado, destacando os “campos experimentais de várias espécies de cereais, e com várias culturas de exportação”, e lamentou o facto de hoje a actividade feteirense nesse sector estar reduzida à agro-pecuária. Nesse sentido, os social-democratas elegem como potencial estratégico para a freguesia a agro-floricultura, prometendo apoiar os agricultores no combate às pragas. Oliveira quer apostar na fruticultura (banana), na floricultura para abastecimento do mercado local e também para exportação e em algumas culturas industriais, como a beterraba.

Sem comentários: