sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Centenário da República

Antigos Alunos querem saber em que pé anda a Casa Manuel de Arriaga

Associação enviou carta aberta aos presidentes da Câmara Municipal da Horta e da Assembleia Regional para aferir que diligências estão a ser tomadas por essas entidades, bem como qual a evolução do processo e qual a data prevista para a inauguração da Casa Manuel de Arriaga.

Em 2010 assinala-se em Portugal o primeiro século da implantação da República. A data reveste-se de espec
ial importância para os faialenses, tendo em conta que esta ilha serviu de berço a um dos mais distintos republicanos do país, que viria a ser mesmo o primeiro Presidente eleito da República Portuguesa. Falamos de Manuel de Arriaga, nascido na Horta, a 8 de Julho de 1840, mais concretamente no número 2 da Travessa de São Francisco, na freguesia da Matriz.
A reabilitação da casa onde nasceu Manuel de Arriaga desde cedo se afirmou como um dos passos naturais no caminho para a celebração desta efeméride. Em 2005, na comemoração na Horta do primeiro aniversário da transladação de Manuel de Arriaga para o Panteão Nacional, Carlos César disse já estarem a decorrer negociações com a Diocese de Angra, proprietária do imóvel, no sentido de viabilizar o projecto de instalação da Casa Manuel de Arriaga naquele edifício, projecto esse da Presidência do Governo, através de Direcção Regional da Cultura. Na ocasião, o presidente do Governo Regional apresentou já alguns dos objectivos deste projecto, que se pretende dinâmico e capaz de prestar a devida homenagem a Manuel de Arriaga e à República de uma forma que toque todos os tipos de público. Nessas declarações, Carlos César não especificou a data de inauguração da “Casa Arriaga”, no entanto, no site www.centenariodarepublica.pt, a inauguração da Casa Manuel de Arriaga aparece inserida no programa das comemorações.
Com o centenário da República à porta, a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, face ao não avançar de medidas visíveis na reabilitação do referido imóvel, endereçaram um pedido de esclarecimento à Direcção Regional da Cultura, onde requerem informação sobre “o estado de evolução das diferentes fases em curso e da projecção da data de conclusão da obra”. Este pedido de esclarecimento data de 10 de Agosto, não tendo ainda a Associação obtido qualquer resposta.
Entretanto, os Antigos Alunos endereçaram também uma Carta Aberta aos presidentes da Câmara Municipal da Horta e da Assembleia Regional onde, considerando “inequívoco que não poderá ser perdida a oportunidade do Centenário da República para homenagear o Primeiro Presidente na sua terra natal, com a inauguração da Casa-Memória Manuel de Arriaga”, pedem esclarecimentos sobre as diligências tomadas por aquelas entidades para o avançar do processo, bem como o seu estado de evolução e a data prevista para a sua inauguração.
Neste momento, o processo de loteamento do prédio, ainda propriedade da Diocese de Angra, se encontra em período de discussão pública até 15 de Setembro. Terminado este período, e não existindo reclamações, a operação de loteamento deverá ser aprovada em reunião de Câmara. Depois, a Diocese tem um período máximo de 6 meses para entregar o projecto de especialidade, para que possa ser emitido o alvará de loteamento.

Sem comentários: