sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Autárquicas 2009


João Castro:

"Eleições não se ganham com sondagens"


Na noite da passada quarta-feira o Teatro Faialense encheu-se de militantes e simpatizantes do Partido Socialista, para assistir à apresentação dos candidatos às eleições autárquicas no Faial, apresentação essa que contou com a presença do líder regional do partido, Carlos César.

João Castro, candidato à presidência da Câmara Municipal da Horta, congratulou-se com a qualidade dos candidatos: “esta é uma das equipas mais fortes de que já fiz parte”, frisou, salientando que todos são pessoas “de provas dadas e de confiança”.

Em relação ao projecto socialista para os próximos anos do concelho, João Castro classificou-o como “sólido, realista e de confiança”.

O momento serviu também para fazer referências às medidas tomadas pela autarquia socialista no mandato prestes a terminar, com destaque para a delegação de competências nas juntas de freguesia, que João Castro classificou como um “processo exemplar no contexto nacional”.

João Castro congratulou-se com as sondagens que apontam para uma vitória no PS, no entanto deixou um alerta: “as eleições não se ganham com sondagens”, frisou, chamando a atenção para a abstenção, que considera ser um problema grave. “Votar é um direito e um dever”, lembrou.


PSD debaixo de fogo


O discurso de João Castro ficou marcado por críticas cerradas à oposição, acusando-a de dizer “meia dúzia de patetices” que revelam total desconhecimento da realidade do concelho. Numa referência clara ao método de campanha de Paulo Oliveira, o candidato socialista entende que não basta ir às freguesias “deixar umas larachas”. “As freguesias sabem o que querem e do que precisam”, frisou, acrescentando que “a Câmara Municipal tem, sim, de coordenar as sinergias locais”.

Ainda em relação à candidatura apoiada pelo PSD, João Castro quis lembrar momentos difíceis da vida do concelho em que, no seu entender, os candidatos em questão não pensaram no Faial: “Onde estavam eles no Sismo, quand

o as pessoas precisaram? Abandonaram a causa pública e foram defender os seus interesses pessoais”, acusou.

A questão da Derrama, imposto municipal instituído pela autarquia presidida por João Castro, e que, na altura, causou fricção entre o autarca e os actuais candidatos à CMH pelo PSD Fernando Guerra e Paulo Oliveira, então responsáveis pela Câmara do Comércio e Indústria da Horta, também foi abordada. João Castro reiterou que, ao contrário do que Guerra e Oliveira defenderam na altura, a Derrama não foi uma acção camarária contra os empresários do Faial, mas sim “uma medida justa”.

O candidato rosa acusou ainda o PSD de não apresentar propostas para o concelho: “em quatro anos o PSD apresentou uma única proposta, que até foi aceite”, frisou.


“Cooperar não é uma fraqueza”


Na sua intervenção, Carlos César destacou sobretudo os benefícios da cooperação entre as autarquias açorianas e o Governo Regional, a que preside. Nesse sentido, condenou vivamente as

acusações feitas pelo PSD às autarquias socialistas, de mostrar sinais de fraqueza face à influência do Governo Regional, da mesma cor política. Para César, “cooperar não é uma fraqueza”. “Queremos que a vitória do PS tenha o significado maior da união de esforços que o PSD despreza com arrogância”, disse.

O líder dos socialistas açorianos entende que “ninguém de boa fé pode negar as melhorias dos últimos anos no Faial”, e enumerou alguns dos investimentos do Governo Regional na ilha, como sejam a Biblioteca Pública, a Escola Secundária Manuel de Arriaga, o Reordenamento da Frente Marítima da cidade, cuja primeira fase já decorre, ou as novas instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

César congratulou-se com o desenvolvimento do conceito da Horta enquanto capital açoriana do Mar, e, nesse sentido, entende que é preciso continuar a “reforçar a ligação do Faial ao Mar e a nossa economia marítima”.

O presidente do Governo Regional deixou algumas referências ao futuro, à laia de promessas, com destaque para a reabilitação da Casa das Florinhas, onde nasceu Manuel de Arriaga, que, conforme garantiu César, irá decorrer já em 2010, e para a ampliação da Pista do Aeroporto da Horta, que o governante assegurou continuar a defender. César prometeu também

um novo Matadouro industrial no Faial ainda nesta legislatura.


Renato Leal ausente

O comício ficou marcado pela ausência de Renato Leal, simultaneamente candidato à presidência da Assembleia Municipal da Horta e cabeça-de-lista às legislativas nacionais pelo Círculo Eleitoral de fora da Europa. Em campanha para as legislativas, Renato não esteve presente no Teatro Faialense, mas João Castro fez questão de deixar uma palavra àquele que considera ser “um lutador desta terra”. O comício tinha por objectivo apresentar os candidatos às autárquicas, mas João Castro optou por falar da importância da candidatura de Renato Leal à Assembleia da República, lembrando que se trata da primeira vez que um açoriano encabeça a lista pelo Círculo Eleitoral de fora da Europa.

Também Carlos César enalteceu a posição de Renato Leal no que diz respeito às legislativas do próximo dia 27, e apelou ao voto no PS a todos os açorianos residentes fora da Europa.


“Temos obrigação de defender um Governo que defendeu os Açores”


Para além de apoiar João Castro, Carlos César aproveitou o comício para “dar uma mãozinha” a José Sócrates. Com as legislativas nacionais no horizonte, César frisou que os açorianos “têm obrigação de defender um Governo que defendeu os Açores”, numa referência à Lei das Finanças Regionais e ao Estatuto dos Açores. O líder regional dos socialistas não tem dúvidas de que os açorianos devem votar PS, já que um Governo da República liderado por Manuela Ferreira Leite implica “voltar atrás no humanismo das políticas de equilíbrio das finanças públicas, que é necessário prosseguir; na defesa do serviço nacional de saúde tendencialmente gratuito; na defesa, em geral, dos direitos sociais; na defesa da segurança social pública e das pensões de reforma; mas, sobretudo, na defesa dos Açores”. César não tem dúvidas de que uma vitória de Ferreira Leite é sinal de retrocesso, já que entende que a candidata laranja lidera o sector mais retrógrado e centralista do PSD”.


FOTOS: CARLOS PINHEIRO

Sem comentários: