sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cultura

Cinema

Morreu Patrick Swayze

Patrick Swayze, actor consagrado pelos filmes Dirty Dancing e Ghost, morreu na noite da passada segunda-feira, em Los Angeles, aos 57 anos, vítima de cancro, doença que lhe havia sido diagnosticada em 2008.

Filho de uma coreógrafa, cedo começou também a dançar, tendo sido os seus talentos nesta arte mais reconhecidos com a sua participação no aclamado musical Dirty Dancing, uma das principais referências da indústria cinematográfica na década de 80.

O seu último trabalho foi como Charles Barker, um agente do FBI, na série The Beast.


Portugal já tem candidato ao Óscar

O filme Um amor de perdição, do realizador Mário Barroso, foi anunciado como o candidato português ao Óscar de melhor filme estrangeiro.

Mário Barroso já tinha realizado O Milagre segundo Salomé, que constituiu a representação portuguesa na corrida ao troféu da Academia em 2005.

Adaptado livremente do romance Amor de Perdição, de Camilo Castelo-Branco, o filme conta com um leque de jovens actores portugueses, como Tomás Alves e Catarina Wallenstein, ao lado de veteranos como Virgílio Castelo e Ana Padrão.


Teatro

Sortes à Ventura prepara peça sobre Manuel de Arriaga

O Sortes à Ventura, grupo de Teatro da Escola Secundária Manuel de Arriaga, está a preparar para 2010 uma peça de teatro destinada a assinalar o primeiro centenário da República. A peça será uma homenagem ao patrono da Secundária, Manuel de Arriaga, faialense que ficou para a história como o primeiro presidente eleito da República Portuguesa. Um idealista chamado Manuel de Arriaga, assim se chama o trabalho, escrito e encenado por Victor Rui Dores, que interpretará também o papel do ilustre republicano.

A estreia está agendada para o Dia da Escola, a 15 de Maio de 2010.

Em arranque de ano escolar, o Sortes à Ventura prepara-se neste momento para recrutar novos actores.


Literatura

António Lobo Antunes prepara-se para lançar 23.º romance

Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?, assim se chama o mais recente romance do consagrado escritor português António Lobo Antunes, que será publicado em Outubro, pela Dom Quixote.

O título é um verso de uma canção cantada por Janita Salomé e Vitorino, que inspirou o escritor. Este, em Janeiro de 2008, numa das suas crónicas periódicas na revista Visão, já tinha expressado vontade de usar o verso como título de um dos seus livros.

Sem comentários: