sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Autárquicas 2009

Oliveira quer aliar agricultura e turismo em Pedro Miguel

Na passada quarta-feira Paulo Oliveira visitou Pedro Miguel, naquela que foi a última visita do candidato laranja à autarquia faialense às freguesias da ilha.
Acompanhado do candidato do PSD à Assembleia da Freguesia de Pedro Miguel, Oliveira denunciou o que considera serem os problemas mais flagrantes da localidade, com destaque para o mau estado dos caminhos agrícolas, as deficientes acessibilidades ao mar no Porto e o facto de ainda existirem agregados familiares a habitar em pré-fabricados, após o Sismo de 98. Oliveira entende também que Pedro Miguel carece de apoio social, principalmente no que diz respeito aos bebés e aos idosos, e lamenta o abandono encontrado no Jardim Botânico.
Para Pedro Miguel o candidato elegeu como potencial estratégico o agro-turismo, com base simultaneamente na tradição agrícola da freguesia e no seu potencial turístico. Segundo o candidato social-democrata, não se pode ignorar a “vocação agrícola da freguesia”, nem a “potencialidade turística da zona do Porto / Boca da Grota, que, a par com a Praia do Almoxarife, poderá representar uma oferta única, virada para as Ilhas do Triângulo”. Norteado por estes objectivos, defende a beneficiação dos caminhos agrícolas, bem como o ordenamento do Porto e da respectiva zona balnear, onde quer ver criado um parque de campismo, entre outras coisas. O candidato entende ainda que há que diligenciar a dotação da freguesia de um terminal de Multibanco.
Aliar turismo e agricultura é o principal objectivo da candidatura Mais Faial para Pedro Miguel, e nesse sentido Oliveira defende a criação de unidades de alojamento turísticas integradas em quintas agrícolas em produção, bem como mais sinalização turística.
O PSD defende ainda a criação de um Jardim de Infância para crianças entre os 0 e os 3 anos bem como de um Centro de Dia/Noite que sirva a população idosa da freguesia, e o arranque do projecto Made in… Pedro Miguel, que, segundo o candidato, deve resultar de uma parceria público-privada, para promover os produtos agrícolas e de artesanato da freguesia.
Oliveira quer também criar um novo arruamento que ligue a Arrochela ao Porto, de forma a libertar novas áreas de construção, bem como requalificar o Centro da freguesia. O candidato chamou ainda a atenção para a situação da reconstrução da igreja, lembrando que se registam “dificuldades na aquisição de um prédio, localizado em área de risco de enchente da ribeira, logo, com valor comercial reduzido, cuja área virá desafogar a solução de implantação do novo templo e áreas envolventes”.
Oliveira aproveitou a oportunidade para reforçar o que considera ser a importância da Câmara Municipal ter a Agricultura como área prioritária, e comprometeu-se novamente a criar um Gabinete de Desenvolvimento Rural para a autarquia.

Sem comentários: