Direcção Regional da Cultura não aponta datas para inauguração do Museu
As preocupações da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta em relação à Casa Manuel de Arriaga mereceram reacção da directora regional da Cultura, Gabriela Canavilhas, que, em declarações à Agência Lusa, garantiu que a casa onde nasceu o primeiro Presidente da República Portuguesa estará reabilitada a tempo das comemorações do centenário do regime republicano, que se celebra já em 2010.
Recorde-se que a Associação dos Antigos Alunos havia enviado uma carta à Direcção Regional da Cultura, a pedir um ponto da situação da obra. Gabriela Canavilhas não respondeu directamente à associação, mas disse à Lusa que a reabilitação da Casa Manuel de Arriaga irá começar “o mais breve possível”. Na altura, disse que a Direcção Regional da Cultura iria receber o primeiro estudo prévio de reconstrução do imóvel a 16 de Setembro.
A Direcção Regional da Cultura, nas palavras de Paulo Raimundo, confirma que esse estudo prévio – que no fundo se trata de um programa de conteúdos – já foi entregue, tendo sido realizado pelos arquitectos Rui Pinto e Ana Robalo, responsáveis, por exemplo, pelo projecto arquitectónico do Forte de santa Catarina, nas Lajes do Pico.
De acordo com Paulo Raimundo, o ante-projecto já foi apresentado a vários responsáveis, incluindo o director do Museu da Horta, tendo a proposta sido aprovada. Neste momento, está em desenvolvimento o plano de execução.
Instado a pronunciar-se sobre o que constituirá o espólio da Casa Manuel de Arriaga, Paulo Raimundo adiantou que, apesar da Direcção Regional da Cultura já estar a diligenciar algumas medidas nesse sentido, tal será tratado apenas numa fase posterior à recuperação do edifício.
Paulo Raimundo adiantou ainda que a obra não está orçamentada, uma vez que ainda não é conhecido o seu plano de execução nem foi ainda lançado concurso público, ficando para depois desses procedimentos a divulgação do custo estimado.
Henrique Barreiros, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, disse estar satisfeito com o eco que as preocupações levantadas pela associação mereceram junto de órgãos de comunicação sociais não apenas de âmbito local, mas também regional e mesmo nacional, e considera “muito importante” que a Direcção Regional da Cultura tenha vindo a público prestar esclarecimentos. Esclarecimentos esses que, no entanto, não sossegam os Antigos Alunos, tendo em conta que o projecto foi anunciado por Carlos César em 2005 e, quatro anos volvidos, apenas em meados do mês de Setembro foi conhecido o ante-projecto. Tendo em conta a dimensão aparente da obra e a proximidade do arranque das comemorações do centenário da República, que se iniciam já no dia 31 de Janeiro de 2010, os Antigos Alunos continuam preocupados com a possibilidade de, contrariamente ao que foi garantido pela directora regional da Cultura, a casa onde nasceu Manuel de Arriaga não esteja reabilitada a tempo de comemorar o primeiro centenário da República Portuguesa, da qual o ilustre faialense fica para a história como primeiro presidente eleito.
1 comentário:
Estar pronta a tempo das comemorações?
Afinal o que é que isso interessa?
Já não existem sinais bem claros por parte do Governo regional quanto à Reabilitação da Casa?
Se querem andar entretidos e com vontade em "aparecer" porque não vão para a comissão das festas de uma qualquer freguesia? Para a frente do novilho!
Enviar um comentário