quinta-feira, 5 de março de 2009

Autárquicas 2009

Decq Mota quer ser o próximo presidente da Câmara da Horta


8 Sem surpresas, José Decq Mota foi apresentado pela CDU Faial como candidato à Câmara da Horta nas próximas eleições autárquicas. O anúncio foi feito na passada quarta-feira, em conferência de imprensa, pelo presidente dos comunistas faialenses, Luís Bruno. O segundo lugar da lista também já está decidido, e será ocupado por Maria do Céu Brito. Os actuais vereadores comunistas na Câmara Municipal da Horta serão assim os líderes da lista que terá como luta alcançar um dos objectivos mais ambiciosos a que a CDU já se propôs: ser a força política mais votada.
Motivado pelo crescendo de resultados a que o partido tem assistido, Decq Mota é peremptório a afirmar como claro objectivo da CDU eleger o presidente da Câmara Municipal da Horta. Objectivo ambicioso, que o vereador sustenta pelas metas políticas alcançadas pela CDU no Faial ao longo dos anos, das quais destaca o “desaparecimento de maiorias absolutas nos Órgãos Municipais” e o que considera ser uma “nova arrumação” do eleitorado faialense.
Satisfeito com os resultados da “maioria plural” que governa a autarquia faialense, resultado de um acordo pós-eleitoral entre comunistas e socialistas, o político deu a entender no seu discurso que não descarta a possibilidade desse acordo voltar a existir no próximo mandato. No entanto ressalva que o objectivo é a presidência da Câmara, até porque considera que a experiência dos últimos quatro anos enquanto vereador lhe conferem mais preparação para desempenhar esse cargo do que a que detinha nas últimas eleições. Além disso, a presidência é, para o comunista, o patamar imediatamente acima àquele em que a CDU se encontra na autarquia faialense.
Em relação ao trabalho dos vereadores da CDU, partido muitas vezes acusado de abdicar da sua tradicional postura combativa para adoptar uma posição de conluio com as políticas socialistas no Faial, Decq Mota refuta as críticas de que tem sido alvo: “não estivémos a cumprir programa de ninguém”, frisa, destacando o trabalho próprio feito pelos comunistas na Câmara da Horta. A este respeito, aponta como exemplo a obra do saneamento básico, que garantiu ser adjudicada daqui a menos de um mês, e que considera só ter avançado devido à influência da CDU na Câmara.
Para os comunistas, os últimos quatro anos provam que “para haver estabilidade política concelhia não é preciso haver domínio político mono partidário”.
Esta é a quarta candidatura de Decq Mota à presidência da Câmara Municipal da Horta.
A conferência de imprensa ficou também marcada pelas já habituais críticas da CDU Faial aos órgãos de comunicação social locais, que os comunistas acusam de “ocultação” da actividade daquela força política na ilha.

1 comentário:

Tiago R. disse...

Críticas da CDU à comunicação social que, como toda a gente sabe, não eram dirigidas ao "tribuna das ilhas", mas sim ao diário faialense cujo director resolveu enfiar a carapuça.

Até às orelhas, aliás!