quinta-feira, 5 de março de 2009

Congresso de Turismo Cultural no final de Março

Adeliaçor quer dar a conhecer potencialidades do Triângulo na área do Turismo Cultural

8 O Teatro Faialense acolhe nos próximos dias 25, 26 e 27 de Março o primeiro Congresso de Turismo Cultural realizado na ilha do Faial. Segundo a entidade promotora, a Adeliaçor, a ideia é explorar “a importância da cultura local no desenvolvimento da actividade turística” na Região.
O evento, financiado pelo programa Prorural, foi dado a conhecer em conferência de imprensa na passada segunda-feira, na sede da Adeliaçor. Na ocasião, o presidente daquela Associação, Orlando Rosa, salientou que o objectivo deste Congresso é “proporcionar um espaço de reflexão, debate e troca de estratégias” sobre este tipo específico de actividade turística. Turismo de qualidade, “assente na herança cultural e patrimonial”, é o caminho a seguir para consolidar uma estratégia que beneficie não só a actividade turística na região, mas também o desenvolvimento local, actividade no génesis da Adeliaçor.
Relativamente ao Congresso, destaque para os temas-chave em discussão, Turismo Cultural e Património e Itinerários Turísticos Temáticos – Animação e Promoção, e ainda para o lançamento de edições da Adeliaçor, das quais se destacam os Guias dos Itinerários, o Guia Turístico da Zona de Intervenção da Adeliaçor e o Guia Geológico do Faial, “Na Rota dos Vulcões”, onde será orador Rui Coutinho, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores. Este é o “documento-base” para um dos itinerários turísticos temáticos desenvolvidos pela Adeliaçor. Relativamente a este projecto, a coordenadora da Associação, Arlene Goulart, frisou a sua evolução, referindo que, entre outras coisas, a sinalização rodoviária já está colocada. O Congresso irá permitir conhecer casos de sucesso neste tipo de actividade turística, nomeadamente as Rotas do Linho e do Ouro e do Azeite de Trás-os-Montes e a Faina Baleeira em New Bedford.
Orlando Rosa ressalva que “esta ideia das Rotas já vem sendo debatida, e está a avançar. Agora há que criar condições para animar os percursos, colaborando com instituições, colectividades, etc”.
Património Cultural e Edificado, Gastronomia, Promoção do Produto Turístico e Animação turística são alguns dos temas que serão trazidos á discussão durante os três dias do Congresso.
Das actividades realizadas no âmbito deste congresso, destaque ainda para a realização de uma viagem de familiarização (Fam Trip) para dar a conhecer a Rota dos Vulcões, no Faial, a Rota da Faina Baleeira, no Pico, e a Rota do Queijo das Ilhas, em São Jorge. As actividades do Congresso estendem-se assim também às ilhas do Pico e São Jorge, onde serão realizadas exposições, e serão também lançados os Roteiros do Vinho e de Faina Baleeira, e do Queijo da Ilha de São Jorge.

Sem comentários: