quinta-feira, 26 de março de 2009

Social-democratas acusam Governo de promover o “concrentracionismo” do desenvolvimento regional

PSD/Faial descontente com planos do Governo para a ilha
8
“Mais do mesmo” para o Faial, é como os social-democratas faialense vêm o Plano do Governo Regional para 2009. Numa conferência de imprensa na passada semana, a Comissão Política de Ilha do partido laranja deu a conhecer o seu descontentamento face ao documento, que deverá ser aprovado na Assembleia Regional no final do mês.
Ladeado por Jorge Costa Pereira e Teresa Ribeiro, Luís Garcia tomou a palavra para dizer que este plano “acentua de forma censurável o concentracionismo no desenvolvimento regional”.
O PSD/Faial considera que, tendo em conta o actual cenário de crise, o facto do Plano concentrar o investimento nas ilhas que já estão à frente em termos de desenvolvimento é “despromover as desigualdades numa Região que só terá futuro se trilhar os caminhos da coesão”.
O líder dos social-democratas faialenses frisou que este Plano vai na linha habitual dos governos socialistas, no sentido em que concentra esforços apenas num investimento para o Faial, neste caso o Porto da Horta, enquanto que, relativametne aos outros projectos estruturantes, não vai além de “entreter com estudos e adiamentos”.
Apesar de se congratularem com o investimento no Porto da Horta, os social-democratas chamam a atenção para o facto de continuarem “sem definição, sem projecto e sem calendarização conhecidas a intervenção a realizar na área de pescas, na área comercial, no aumento da marina, na ampliação das instalações do Clube Naval, na Frente de Mar, nem tão pouco no Cais de Cruzeiros”.
O PSD/Faial condena os adiamentos de outras obras estruturantes, de que se destacam a ampliação da pista do Aeroporto e a 2.ª fase da Variante. As estradas interiroes, o Campo de Golfe, o Estádio Mário Lino, as Termas do Varadouro, a reabilitação das Igrejas do Carmo e S. Francisco, a Casa Manuel de Arriaga e o Matadouro da Horta são outros projectos cujo adiamento motiva o descontentamento dos social-democratas.
O principal partido da oposição condena ainda o facto de “no Faial os investimentos estruturantes nunca se realizarem de uma só vez, sem fases, sem atrasos e sem adiamentos”.
O Plano do Governo de César para 2009 contempla quase 55 milhões de euros de investimento no Faial, o que corresponde a cerca de 7,2% do todo regional. A ilha azul é a quarta em dotação, depois de S. Miguel, Terceira e S. Jorge.

Sem comentários: