quinta-feira, 12 de março de 2009

Matriz assinala Dia da Freguesia
FOTOS: Carlos Pinheiro

8 No passado domingo, dia 8 de Março, assinalou-se mais um Dia da Freguesia da Matriz, na Sociedade Amor da Pátria.
Na ocasião, a autarquia matricense prestou homenagens ao Fayal Sport Club, pela passagem do seu primeiro centenário, e à Sociedade Amor da Pátria, pela comemoração dos seus 150 anos. Foram também homenageados os presidentes daquela Junta de Freguesia que ocuparam o cargo ao longo do século XX.
Também Victor Hugo Forjaz foi agraciado pela freguesia onde nasceu com uma homenagem. Na ocasião o vulcanólogo apresentou ainda aos presentes o seu livro Na Rota dos Vulcões do Faial.
A noite encerrou com um concerto pela Dixie Band, da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense.
Este foi o quarto ano em que se assinalou o Dia da Freguesia na Matriz. De recordar que a data escolhida – 8 de Março – se deve ao facto de ser a data de nascimento do Duque D'Ávila e Bolama, um dos mais prestigiados filhos daquela freguesia.

Laurénio Tavares faz balanço e deixa “recados”
O discurso do presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Laurénio Tavares, não foi indiferente à proximidade das autárquicas. Fazendo um balanço da actividade da sua autarquia nos últimos quatro anos, Laurénio congratulou-se com a instituição das Comemorações do Dia da Freguesia, e com toda uma série de acções de cariz cultural levadas a cabo, como sejam a organização do espectáculo musical Adeus ao Verão, e o lançamento de três opúsculos e de dois livros, num “esforço de promoção e divulgação do património histórico, sociocultural, natural e edificado da Matriz”. Para além destes, Laurénio falou de alguns dos outros projectos mais marcantes do mandato prestes a terminar, destacando o esforço de aproximação entre a zona baixa e a zona alta da freguesia.
A ocasião serviu para reforçar alguns “recados” que o autarca social-democrata tem vindo a deixar à Câmara Municipal: Laurénio falou em preocupações relacionadas com o Centro Histórico que não quer ver esquecidas: a desertificação, a degradação do património, a não existência de um plano municipal de reordenamento do trânsito e do estacionamento e a necessidade urgente de requalificar a Frente de Mar são questões para as quais a Junta de Freguesia da Matriz quis chamar a atenção.
Laurénio teceu elogios aos Protocolos de Delegação de Competências do Município, mas lembrou que não se tratam de um “favor” às Juntas, antes são a “garantia de uma melhor, mais próxima e mais completa concretização dos investimentos e dos objectivos municipais”.
O autarca congratulou-se com as obras mais importantes feitas na freguesia, e lembrou aquelas cuja necessidade é mais gritante, como o restauro das Igrejas do Carmo e São Francisco, a reabilitação da casa onde nasceu Manuel de Arriaga, a melhoria da sede do Sporting Clube da Horta, a remodelação e modernização do Mercado Municipal, entre outros.
O Saneamento Básico também mereceu a atenção do presidente da Junta da freguesia de centro urbano faialense. Laurénio lamentou o sucessivo adiamento da execução do projecto, e chamou a atenção para a necessidade de uma planificação minuciosa das obras, de forma a “minimizar os problemas” que a execução de uma obra de tais dimensões trará à cidade, principalmente à freguesia da Matriz.
Laurénio lamentou ainda o facto do processo que levaria à atribuição de sede própria à Junta de Freguesia da Matriz, no prédio onde antes funcionava a Biblioteca Pública, não estar a ter o desenvolvimento desejado, apesar do “compromisso” assumido pelo presidente da Câmara Municipal da Horta há cerca de um ano.
Em representação do presidente da Câmara Municipal da Horta esteve o vereador José Decq Mota, que, no seu discurso, felicitou a equipa de Laurénio Tavares pela forma como delineou as comemorações do Dia da Freguesia da Matriz.
Também Decq Mota quis lembrar a importância dos Protocolos de Delegação de Competências, que dão às Juntas de Freguesia a “possibilidade de desempenhar o seu papel com eficácia e utilidade global para a freguesia e para o concelho”. O vereador lembrou ainda as dificuldades que o cenário actual traz ao Poder Local, agravadas pela tendência legislativa de redução dos apoios às autarquias.
Em jeito de resposta a Laurénio Tavares, Decq Mota lembrou as obras “de modernização” em curso na cidade da Horta, destacando o Saneamento Básico, ao qual reconhece um “atraso de muitos anos”, mas adiantou que a adjudicação da obra está para muito breve. O vereador da CDU reconheceu a importância de um plano atento para atenuar os “1200 dias de transtorno” que a execução da obra trará aos faialenses, mas lembrou que, estando concluída, “o que é estrutural estará feito” na cidade da Horta.
A terminar, e remetendo para as homenagens da noite, Decq Mota lembrou que “esta ilha, esta cidade e esta freguesia têm instituições e gente de muito valor”.

Sem comentários: