sexta-feira, 3 de julho de 2009

Projecto pioneiro nos Açores

Câmara Municipal da Horta inaugura Horta/bikes

A partir da tarde de ontem, os faialenses e os turistas que nos visitam podem contar com uma nova forma de passear pela cidade da Horta. O projecto Horta/bikes, situado no Quiosque de Turismo do Largo do Infante, coloca ao dispor dos interessados 20 bicicletas, que podem ser requisitadas gratuitamente para circular pela cidade, mediante o cumprimento de algumas regras, dadas a conhecer aos utentes através de um folheto disponibilizado no quiosque.

De acordo com a vereadora Helena Reis, a autarquia faialense é pioneira nos Açores neste projecto, que no entanto já existe em algumas cidades europeias. Preservar o ambiente, despertar a população para uma nova atitude em termos de mobilidade urbana, criar hábitos de vida mais saudáveis e poupar tempo são algumas das vantagens que a autarquia salienta em relação à utilização das bicicletas.

“A Horta passa a contar com este serviço que promove, durante a época alta, um turismo amigo do Ambiente, gratuito e divertido”, salientou Helena Reis, que frisou a necessidade do futuro projecto de requalificação da Avenida 25 de Abril incluir ciclo vias.

Com as autárquicas à porta, a ocasião serviu também para deixar recados: “desenganem-se aqueles profetas da amargura, que teimam em repetir que não temos pedalada para isto. Porque, no que depender de nós, a nossa cidade e ilha continuarão a andar sobre rodas”, referiu Helena Reis.

Também o presidente da autarquia se congratulou com esse novo projecto, bem como com a inauguração do Quiosque de Turismo, que coloca à disposição dos visitantes uma variedade de serviços, desde a disponibilização de informação, de produtos do artesanato e da gastronomia local, entre outras coisas. Neste projecto, a Câmara da Horta conta com a parceria da Associação Regional do Turismo, que pretende dotar o Grupo Central de oito infra-estruturas semelhantes até ao final do mês de Julho.

Câmara mostra obras Municipais

A manhã de ontem serviu ainda para a autarquia dar a conhecer as obras municipais que têm vindo a ser realizadas nas três freguesias citadinas. Foram descerradas várias placas toponímicas, bem como visitados vários pontos da cidade objecto de obras de remodelação e melhoramento, como é o caso da Ermida de Santo Amaro e do Miradouro da Rua do Paiol. Este último surge no quadro dos protocolos de delegação de competências do município nas Juntas de Freguesia.

João Castro congratulou-se com os resultados que este procedimento tem permitido no corrente mandato autárquico, e recordou que a Câmara Municipal da Horta é a autarquia que, em todo o país, mais delega nas Juntas de Freguesia.

Também Laurénio Tavares, presidente da junta de freguesia matricense, reconheceu a importância destes protocolos para as actividades das autarquias locais. O autarca social-democrata lembrou, no entanto, que o executivo camarário reduziu significativamente as transferências financeiras para as freguesias no início deste mandato.

Durante a visita às obras municipais a autarquia apresentou o projecto do Centro Associativo, que irá funcionar na antiga Escola da P3. Como explicou João Castro, pretende-se com este projecto aplicar as mesmas sinergias utilizadas num centro de empresas às Associações faialenses. Assim, o Centro Associativo disponibilizará 17 espaços (dos quais 15 já se encontram reservados) a diversas Associações da ilha que, mediante um pagamento mensal de 30 euros, podem usufruir do espaço, com a manutenção do edifício, a Internet, a Água e a Luz asseguradas, bem como a possibilidade de utilização de uma sala de audiovisuais.

FOTOS: SUSANA GARCIA

1 comentário:

Anónimo disse...

Participe neste projecto.
www.autarquias.org