sexta-feira, 10 de julho de 2009

Integrado no programa da Semana do Mar

Ruben Oliveira vai atravessar o Canal de olhos vendados


Conhecido do público pelas suas façanhas automobilísticas de olhos vendados, o Professor Ruben Oliveira prepara-se para passar da estrada à água, e fazer história também neste elemento: o hipnotizador faialense vai atravessar o Canal Pico/Faial aos comandos de um barco, com os olhos vendados.

A proeza está agendada para o dia 8 de Agosto, integrada no programa da Semana do Mar 2009. Ruben Oliveira deverá sair da Madalena pelas 18h00, estando prevista a sua atracagem no Faial para uma hora depois, sendo que nessa noite o hipnotizador dará um espectáculo no palco principal da festa.

Segundo adiantou Ruben Oliveira, a travessia será feita a bordo de uma das embarcações da empresa faialense Norberto Diver. A apoiar a iniciativa estão ainda a Câmara Municipal da Horta, o Peter Café Sport, Genuíno Madruga, Victor Rui Dores, entre outros.

Um dos objectivos desta aventura passa por conseguir um lugar no Guiness. Ruben Oliveira refere que a inscrição está feita, e a organização aguarda agora que os responsáveis do livro dos recordes decidam se poderão ou não comparecer, dado que não existe no livro nenhuma inscrição relativamente a um recorde deste tipo.

Instado a pronunciar-se sobre esta façanha, Ruben Oliveira confessa sentir “bastante ansiedade”, principalmente em relação ao momento da partida e da chegada.


Uma carreira com 40 anos

Atravessar o Canal de olhos vendados será também o ponto alto das comemorações dos 40 anos da carreira do Professor Ruben Oliveira. Este conta que, após ter assistido a um espectáculo de hipnotismo no Teatro Faialense, ainda criança, descobriu o seu dom para esta arte, e, com 13 anos, iniciou a sua carreira de hipnotizador. Recordando o seu primeiro espectáculo, Ruben Oliveira lembra que teve lugar na freguesia de Castelo Branco, e que as entradas custavam 2,5 escudos. Nessa altura, confessa que nunca pensou que, 40 anos depois, seria aquilo que é hoje: um hipnotizador reconhecido em Portugal e no Mundo, cujos espectáculos já passaram por mais de 60 países, como nos contou.

Para assinalar os seus 40 anos de carreira, a travessia do Canal de olhos vendados afigurou-se-lhe como o ideal, primeiro porque é uma iniciativa inédita, e depois porque, como referiu, é uma forma de “abraçar as ilhas do Pico e Faial, que foram sempre as que me deram mais hospitalidade”.

Ainda para assinalar esta efeméride, o hipnotizador está a preparar um livro, intitulado Diário de um Açoriano, onde abordará os principais marcos da sua carreira, e pretende também fazer um espectáculo comemorativo na ilha que o viu nascer.

Quanto a projectos para o futuro, Ruben Oliveira diz ter vários. Um deles é a criação de uma escola de artes mágicas para crianças na ilha do Faial, ideia que o hipnotizador já transmitiu à autarquia. Ruben Oliveira quer também continuar a explorar a hipnoterapia, área em que tem vindo a trabalhar há já alguns anos: “a hipnoterapia permite-me ajudar pessoas com problemas psíquicos, com dependências, como do tabaco ou da droga, entre outras”, explica.

Dos vários sonhos que ainda reserva para o futuro, Ruben Oliveira tem um particularmente ambicioso, que confessa ser também aquele que mais desejaria alcançar: “gostava de me auto hipnotizar e congelar-me durante um mês”, refere.

No próximo dia 18 de Julho Ruben Oliveira estará nas Flores, para um espectáculo integrado nas Festas do Imigrante.

Sem comentários: