sexta-feira, 3 de julho de 2009

Autárquicas 2009

Paulo Oliveira quer “tsunami político e económico” para mudar o Faial

Um “tsunami” político e económico, que arranque o Faial da “inércia” em que se encontra, foi a metáfora escolhida pelo candidato do PSD à Câmara Municipal da Horta para mostrar o que a sua equipa pretende para a ilha do Faial. Paulo Oliveira falava durante a apresentação oficial da sua candidatura, que decorreu na Horta na passada sexta-feira, e contou com a presença da líder regional do partido, Berta Cabral.

Ressalvando logo no início a sua qualidade de independente, Oliveira lembrou as obras adiadas e as soluções erradas que, na sua óptica, têm prejudicado o Faial nos últimos anos: o adiamento de obras como a ampliação da pista do aeroporto, o Campo de Golfe ou o Estádio Mário Lino, as “soluções menores para a ampliação do Porto”, entre outras coisas, são razões que levam a candidatura laranja a considerar que a importância do Faial na Região se tem vindo a esbater.

Paulo Oliveira lamentou o atraso na obra do Saneamento Básico, a falta de condições da rede viária municipal e o estado actual da Avenida 25 de Abril, “transformada em arrecadação e garagem”. Em relação à Avenida, o arquitecto teceu duras críticas às recentes obras de melhoramento em alguns pontos, classificando-as de “remendos” de última hora; “pequenos oásis numa marginal deserta, ignorada ao longo dos últimos 20 anos”.

O candidato a presidente da CMH não poupou críticas à governação autárquica socialista, nem a João Castro, que acusou de ser “um presidente de protocolo, que alimenta o povo com pão e circo”. “Vivemos num tempo perdido, com uma maioria plural ineficaz, e que a todos desapontou!”, acrescentou.

Críticas feitas, o candidato partiu para o ataque, apresentando a estratégia que a sua equipa pretende para a ilha, sob o mote “mais Faial”. Nesse sentido, Oliveira quer pôr os olhos no futuro, identificando e explorando os pontos fortes da ilha. Para explicar aos presentes aquilo que pretende, o candidato fez uma volta à ilha, salientando de que forma explorar o potencial de cada freguesia.

A relação com o mar, a preponderância do sector primário e o potencial turístico foram alguns dos pontos destacados pelo candidato laranja, que se comprometeu a “provar que é possível fazer mais, mais depressa, e com mais qualidade”.

Paulo Oliveira apresentou a sua equipa, constituída por 14 elementos, dos quais seis são independentes, e cuja média de idades é de 39 anos.

“PS a mais e obra a menos”

A líder dos social-democratas açorianos entende que os faialenses estão “cansados do PS”, sendo essa a sua interpretação dos resultados eleitorais do passado dia 7 de Junho na ilha. Berta Cabral vê o facto do PSD ter ganho as europeias na maioria das freguesias do Faial como a confirmação de que “o PS já não tem nada de novo para provar aos faialenses”.

A líder regional congratulou-se com a equipa candidata à Câmara da Horta que, segundo ela, será capaz de devolver a esta autarquia o estatuto de ser um dos três municípios mais importantes dos Açores, estatuto esse que entende ter-se perdido.

Em relação a Paulo Oliveira, Berta Cabral frisou que este é “uma das maiores novidades das eleições autárquicas de 2009” nos Açores, e entende que a sua candidatura enquanto independente personifica “o sentimento de mudança” comum a todos os faialenses.

“O PS coligou-se com os comunistas para se manter na Câmara da Horta. O PSD está coligado com os faialenses para dinamizá-la”, referiu.

Em relação ao argumento de que é importante que a Câmara Municipal tenha a mesma cor política que o Governo Regional, Berta Cabral entende que “já não convence”, pois a Câmara da Horta é da mesma cor do Governo há 13 anos “e o resultado está bem à vista de todos”. A líder laranja deixou ainda a certeza de que, em 2012, o Governo Regional será liderado por si.

Lista do PSD à Câmara Municipal da Horta

  1. Paulo Oliveira
  2. Fernando Guerra
  3. Rosa Dart
  4. Luís Garcia
  5. Susete Amaro
  6. Humberto Rodrigues
  7. Márcia Caldeira
  8. Marco Santos
  9. Lúcia Pereira
  10. Marco Dutra
  11. Carla Luna
  12. Jacinta Santos
  13. José Manuel Gomes
  14. Carla Luís

Sem comentários: