sexta-feira, 3 de julho de 2009

EDA garante


Interrupções de energia no Faial devem-se a “obras de investimento e manutenção” da rede

Os frequentes cortes de energia eléctrica que têm assolado o Faial desde o início de 2009 têm provocado o descontentamento da população da ilha, e já mereceram inclusive por parte dos deputados social-democratas faialenses na Assembleia Regional um requerimento ao Governo dos Açores, no sentido de aferir as causas desta situação.

No referido documento, Luís Garcia e Jorge Costa Pereira realçam o aumento de 20% nos cortes de energia no Faial no ano de 2008, comparativamente a 2007, e pretendem saber a que se devem esses números.

Uma das situações mais graves decorreu no passado dia 19 de Junho, sexta-feira, quando um apagão deixou muitas das freguesias da ilha sem luz durante horas.

Em declarações ao Tribuna das Ilhas, a EDA garantiu que a maioria das interrupções verificadas “estão relacionadas com as inúmeras obras de investimento e manutenção a decorrer, quer na rede de distribuição quer na produção”, na ilha do Faial. Segundo a empresa, “as interrupções com maior peso têm tido origem no centro produtor, expurgando uma indisponibilidade fortemente penalizadora com origem na rede de distribuição, devido a um transformador queimado num posto de transformação de cliente”.

A EDA lembrou que o centro produtor do Faial, a Central de Santa Bárbara, está a ser ampliado e remodelado, e estão a ser instalados dois novos grupos, sendo que as obras “implicam a necessidade de intervir em variadíssimos sectores da central, com esta em funcionamento”. A mesma fonte disse ainda que, paralelamente à instalação dos novos grupos, a empresa está a remodelar o sistema de controlo e comando de todos os grupos da central, a instalar novas tubagens de fuel e diesel, a remodelar os sistemas de tratamento dos vários tipos de efluentes e a construir de uma nova subestação.

A eléctrica açoriana frisa que estas obras são “extremamente necessárias para fazer face ao aumento dos consumos e modernização das instalações” e garante que, após a sua conclusão, “o sistema eléctrico ficará com maior fiabilidade e consequentemente o número e o tempo das interrupções irá diminuir”.

Dos dois grupos instalados, o VII já se encontra a funcionar e a EDA prevê para breve a entrada em funcionamento do VIII. As obras de investimento só deverão ser concluídas no próximo ano, no entanto a EDA espera que os indicadores de qualidade de serviço melhorem já no segundo semestre deste ano, até porque “uma grande parte das intervenções necessárias para a conclusão destes trabalhos já se encontra efectuada”.

Sem comentários: