sexta-feira, 3 de julho de 2009


Jovens do projecto Trilhos Saudáveis realizam filme

Quando nos surgem pelo caminho situações difíceis ou inesperadas, é comum o desabafo, “A minha vida um filme!”. Foi precisamente a partir deste pressuposto que o Cineclube da Horta se uniu à APADIF e à autarquia faialense para levar a cabo uma acção de formação na área do Cinema, tendo como público-alvo os jovens do projecto Trilhos Saudáveis. O objectivo era que estes aprendessem a manusear as ferramentas básicas para a construção de uma curta-metragem, desde a criação de personagens e diálogos até à sua interacção.

A formação decorreu nos meses de Maio e Junho, e reuniu jovens com idades entre os 14 e os 21 anos, que foram actores, realizadores, argumentistas, operadores de câmara e produtores.

O resultado final foi a curta-metragem “A minha vida dava um filme”, apresentada na noite da passada segunda-feira, no auditório da Biblioteca Pública da Horta.

De acordo com as reacções finais, o filme excedeu as expectativas não só dos próprios jovens mas das entidades envolvidas no processo. Tendo como base a problemática da droga, os jovens apostaram em contar a realidade tal como ela é, sem rodeios, “nua e crua”, como referiu Renata Lima, representante do Cineclube da Horta, ao dar os parabéns aos envolvidos no processo.

José Fialho, presidente da APADIF, não escondia o orgulho pelo resultado, e apelou à realização de mais iniciativas do género. “Estes jovens têm muito para dar”, garantiu.

Integrado no Plano Municipal de prevenção de Toxicodependências, este projecto impressionou também a vereadora Maria do Céu Brito, que realçou a importância de projectos como este para que os jovens encontrem ajuda na definição dos seus caminhos e orientações para a vida.

Tiago Mendonça, de 21 anos, ocupou várias funções no filme, entre as quais a de realizador. Sendo o mais velho, e com um forte espírito de liderança, assumiu naturalmente o papel de porta-voz dos envolvidos. Segundo este jovem, a tarefa não foi fácil, mas o trabalho árduo foi compensado com o resultado final. Desenvolver os diálogos e criar dinâmicas de grupo foram as grandes dificuldades, superadas com o apoio do coordenador do projecto, Fausto Cardoso, que, de resto, também se mostrou muito satisfeito com a evolução dos formandos até ao resultado final.

Sem comentários: