sexta-feira, 26 de junho de 2009

Provas de Avaliação Sumativa Externa 2009

Alunos faialenses acima da média
regional
Já são conhecidos os resultados das provas de avaliação sumativa externas, realizadas no passado mês de Maio na Região, pelos alunos dos 4.º, 6.º e 9.º ano de escolaridade. De acordo com a secretária regional da Educação, Maria Lina Mendes, houve uma melhoria no desempenho dos alunos em todos os níveis de ensino, comparativamente a 2008.
No 4.º ano, apenas 61% dos alunos tiveram notas positivas a Língua Portuguesa, enquanto que na Matemática mais de metade obtiveram resultados negativos.
No 6.º ano foram 55% os alunos que conseguiram resultados positivos a Língua Portuguesa, e apenas
44% teve positiva a Matemática.
Quanto ao 9.º ano de escolaridade, apenas 33% dos alunos tivera positiva a Matemática. No que respeita à Língua Portuguesa, os resultados foram melhores, com 54% dos alunos a obter nota positiva.
Apesar dos resultados serem visivelmente baixos, a melhoria em relação a 2008 deixou a secretária regional da tutela optimista:“se conseguíssemos evoluir a este ritmo, provavelmente daqui a dez anos estaríamos no topo”, disse.
2009 serviu também para testar uma prova experimental na área das Ciências da Natureza. No 4.º ano 62% dos alunos da Região tiveram positiva nesta prova, enquanto que no 6.º ano apenas 35% conseguiu escapar ao Não Satisfaz.
Nas escolas primárias da rede pública no Faial, foram 141 os alunos a realizar as PASEs do 4.º ano. Na disciplina de Língua Portuguesa, 61% desses alunos tiveram positiva. Na Matemática as positivas também estiveram em maioria, com 55%, e nas Ciências o número de positivas ascendem a 65%.
O Colégio de Santo António, única instituição de ensino do 1.º ciclo privada da ilha, apresentou resultados muito satisfatórios. Dos oito alunos que frequentam o 4.º ano, todos apresentaram resultados positivos a Matemática e a Ciências, sendo que a Língua Portuguesa foi contabilizado apenas um resultado negativa. Tânia Jorge, directora da instituição, mostrou-se muito satisfeita com o trabalho de professores e alunos, congratulando-se com o que considera ser a “excelente prestação” da escola.
Já no 6.º ano, foram 186 os alunos a demonstrar os seus conhecimentos nas PASEs. 58% dos alunos teve positiva a Língua Portuguesa, e 48% a Matemática. Foi na área das Ciências que os resultados foram piores, com apenas 43% dos alunos a alcançar positiva. Maria José Morais, directora da Básica Integrada da Horta, lembra que este foi o primeiro ano em que se realizou a prova de Ciências, justificando assim os resultados menos bons. A directora diz não estar plenamente satisfeita com estes resultados, pois o objectivo é “fazer sempre melhor”, mas congratulou-se com as médias superiores à Região, que fizeram com que a Básica Integrada da Horta estivesse bem cotada entre as escolas dos Açores.
Também no 9.º ano os resultados foram superiores à média regional: dos 141 alunos que realizaram as provas, 57% teve resultados positivos a Português, e 38% a Matemática. Os alunos faialenses não realizaram prova de Ciências pois, como explicou o presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a prova coincidiu com as comemorações do Dia da Escola e, não tendo sido possível antecipá-la, a escola entendeu que, sendo uma prova experimental e facultativa, não haveria problema em não realizá-la. Eugénio Leal declarou que, apesar dos resultados da ESMA serem superiores à média da Região, o objectivo é sempre melhorar. Eugénio Leal lembrou que “a PASE tem como objectivo aferir o sistema” e disse que agora há que reflectir sobre os resultados, e procurar formas de melhorá-los, principalmente no que diz respeito à Matemática.

Sem comentários: