sexta-feira, 19 de junho de 2009

Les Sables/Horta/Les Sables

Maior evento náutico nacional na Horta


Das várias regatas internacionais que a Horta acolhe este Verão, está será sem dúvida a cereja no topo do bolo: unirá a cidade francesa de Sables d'Olonne à Horta, e será disputada em embarcações 12 metros, assumindo-se como o principal evento náutico do país em 2009.
A apresentação desta regata decorreu na passada terça-feira, nos Paços do Concelho. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Horta congratulou-se com a passagem deste grande evento náutico pelo Faial, e lembrou a relação de amizade entre a cidade-mar açoriana e Sables D'Olonne, cimentada a partir da regata Les Sables/Les Açores/Les Sables, que uniu a Horta à cidade francesa no ano passado pela primeira vez, em embarcações de 6,5 metros.

De facto, e como explicou Armando Castro aos jornalistas, o objectivo é manter uma ligação anual com Sables, sendo que nos anos ímpares essa ligação se faria com embarcações de 40 pés (12 metros) e nos anos pares com embarcações de 6,5 metros.
Em 2007 esta regata realizou-se pela primeira vez, ligando Sables D'Olonne ao Funchal, e reunindo 10 embarcações. Este ano, serão 25 os barcos a largar amarras da cidade francesa rumo à Horta, de sete nacionalidades diferentes.

Presente na apresentação da regata, o director regional do Turismo, Miguel Cymbron, congratulou-se com a visibilidade que um evento desta dimensão trará à Região: “estes eventos trazem turistas e receitas directas e são complementos à promoção dos Açores enquanto destino turístico, pela visibilidade internacional que oferecem”, frisou.

A regata larga de Sables no próximo dia 5 de Julho, para a sua primeira etapa, rumo à Horta, onde deverá começar a chegar no dia 11. No dia 15 de Julho larga da Horta, para a etapa final, de volta a Sables. As embarcações velejarão com tripulações de duas pessoas, sendo que poderá haver troca de tripulantes na Horta.
Destaque para a participação de Yvan Noblet, vencedor da edição de 2007, que ligou Sables ao Funchal, e de Giovanni Soldini, uma das maiores referências da vela internacional.
Armando Castro lembrou que estarão 50 pessoas envolvidas na logística de acolhimento a esta regata, e destacou a presença na Horta de media internacionais, como por exemplo a conceituada revista
Voiles et Voiliers.
Esta será também uma oportunidade de ouro para a Vela faialense, já que os jovens das escolas de Vela do Naval da Horta terão oportunidade de velejar nestas embarcações, acompanhados pelos seus skippers. A Les Sables/Horta/Les Sables em embarcações de 40 pés será assim a principal referência, num ano em que a baía da Horta estará especialmente movimentada, ano que fica também marcado pela criação da Comissão Municipal Náutica, onde autarquia, Clube Naval da Horta, APTO, S.A. e Associação Regional de Vela unem esforços para potenciar o desporto náutico na cidade-mar.

Sem comentários: