sexta-feira, 5 de junho de 2009

Portugal vai eleger 22 eurodeputados

Europa vai a votos

Os cidadãos da União Europeia preparam-se para eleger os seus representantes no Parlamento Europeu. São 27 países a ir a votos, para eleger 736 eurodeputados para um mandato de cinco anos. Holanda e Reino Unido já votaram ontem, e a Irlanda vota hoje, mas os resultados eleitorais só serão conhecidos no domingo, quanto todos os países-membro tiverem ido às urnas.
Portugal vai eleger 22 deputados. No nosso país estas eleições revestem-se de especial importância, já que antecedem as legislativas, que deverão decorrer em Outubro próximo. Assim, as facções políticas nacionais medem forças nestas europeias, que funcionam como preliminares para a disputa acesa que se espera nas legislativas.

São 13 as forças políticas portuguesas candidatas aos 22 assentos em Bruxelas. Dessas, sete têm candidatos açorianos.
Na nova legislatura, Portugal perde dois eurodeputados em relação aos 24 de que até agora dispunha.
No que diz respeito ao nosso país, até agora estava representado por 12 deputados socialistas, nove social-democratas, dois deputados do PCP/PEV e um deputado do Bloco de Esquerda. Na legislatura europeia que agora termina, Paulo Casaca, pelos socialistas, e Duarte Freitas, pelos social-democratas, constituíram a representação açoriana em Bruxelas. A produtividade do trabalho desenvolvi
do por ambos, comprovada inclusive por estudos independentes, fez com que fosse contestada a saída de ambos das listas à próxima legislatura. Luís Paulo Alves, pelo PS, e Maria do Céu Patrão Neves, pelo PSD, foram os nomes escolhidos pelos partidos a nível regional para os substituir nas listas nacionais.
Sendo os Açores uma região arquipelágica ultra-periférica, são várias as necessidades idiossincráticas muito específicas que apresentam e que precisam de ver escutadas em Bruxelas, daí que a escolha dos eurodeputados que representarão a Região no Parlamento europeu se revista de especial importância.


Combater a Abstenção


As eleições europeias caracterizam-se por uma elevada taxa de abstenção. Nas últimas eleições, apenas 45,5% dos eleitores europeus foram às urnas. As excepções foram a Bélgica, com mais de 90% de afluência às urnas, Malta, e Luxemburgo. Já Portugal não fugiu à regra, com mais de metade dos eleitores a ficar em casa quando se trata de escolher os eurodeputados lusos (ver gráfico).
Este distanciamento entre os europeus e as instituições europeias é entendido como preocupante, e a abstenção torna-se no principal cavalo de batalha dos intervenientes neste acto eleitoral. Tem sido levada a cabo uma forte campanha de sensibilização para a importância de ir às urnas escolher os protagonistas do debate europeu. Várias figuras públicas têm feito um apelo ao voto, alguns até bem originais, como é o caso do astronauta belga Frank de Winne, que filmou um vídeo no espaço. “A Europa parece unida e magnífica aqui de cima”, disse.

O Parlamento Europeu é o único órgão da UE que resulta de eleições directas. Cabe-lhe redigir as leis europeias que se vão reflectir nas vidas de cada um dos cidadãos da Europa. A adopção destas leis é equacionada pelo Parlamento em conjunto com o Conselho de Ministros, que representa os Estados-Membros. O Parlamento dispõe igualmente de competências para, juntamente com o Conselho, aprovar o orçamento anual da UE. Estas eleições têm assim impacto sobre a vida de cerca de 500 milhões de cidadãos que constituem os 27 países membros da UE.

Candidatos às Eleições Europeias:

Bloco de Esquerda (BE):
Miguel Portas
Açores: Paulo Sousa Mendes (11.º lugar na lista)


Coligação Democrática Unitária (CDU):
Ilda Figueiredo
Açores: Carlos Ribeiro (13.º lugar na lista)

Partido Social Democrata (PSD): Paulo Rangel
Açores: Maria do Céu Patrão Neves (6.º lugar na lista)


Partido da Terra (MPT): Pedro Quartin Graça
Açores: Manuel Moniz (5.º lugar na lista)


Partido Popular Monárquico (PPM): Frederico T. de Carvalho
Açores: Paulo Estevão (2.º lugar na lista)


Movimento Esperança Portugal (MEP):
Laurinda Alves

Partido Socialista (PS): Vital Moreira
Açores: Luís Paulo Alves (6.º lugar na lista)

Partido Popular (CDS/PP): Nuno Melo
Açores: Emiliana Silva (4.º lugar da lista)


Partido Nacional Renovador (PNR): Humberto Oliveira

Movimento Mérito e Sociedade (MMS):
Carlos Gomes

Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP):
Orlando Alves

Partido Operário de Unidade Socialista (POUS): Carmelinda dos Santos Pereira

Partido Humanista (PH):
Maria Manuela Magno

Sem comentários: