sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projecto para terceira idade com Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário

Projecto do Lar de Idosos dos Cedros já foi entregue na Câmara Municipal

A freguesia dos Cedros prepara-se para acolher um projecto para a terceira idade, que abrange as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. O mote foi lançado pela cedência dos terrenos por duas mecenas à Junta de Freguesia dos Cedros e agora o projecto foi entregue na autarquia pela entidade que irá gerir este novo equipamento, a NucliSol, pertencente ao instituto Piaget. A presidente da Direcção desta Associação, Manuela Marques, veio ao Faial na passada segunda-feira apresentar o projecto a João Castro e a José Leonardo Silva.

Este projecto terá capacidade para 20 idosos em cada uma das três valências, permitindo criar, no mínimo, 25 novos postos de trabalho na ilha, segundo explicou a presidente da direcção da NucliSol.
De acordo com o projecto, o edifício de dois pisos terá uma área coberta de 1.153 metros quadrados. O piso 1 terá oito quartos duplos e quatro quartos individuais, para além das zonas de refeitório, enfermagem, salas de estar e instalações sanitárias, numa infra-estrutura que se pretende bem ventilada e cheia de luminosidade natural, para proporcionar o máximo conforto aos utentes, conforme explicou Manuela Marques. O piso 0 será constituído unicamente por zonas de apoio, como garagem ou espaços para arrumos. A dimensão do terreno doado permite também que o projecto se caracterize por um grande destaque dos espaços verdes, com jardins interiores e exteriores.
Representando um investimento superior a um milhão de euros, este novo equipamento social a instalar nos Cedros será candidatado a apoio financeiro da Secretaria Regional do Trabalho e da Solidariedade Social, como adiantou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal da Horta, entidade que também comparticipará do investimento. João Castro disse ainda que a autarquia está a tentar enquadrar este projecto em quadros de apoio a nível nacional.
O empreendimento será executado em duas fases, sendo que a primeira se destina ao Centro de Dia, ficando o Lar de Idosos e o Apoio Domiciliário para uma segunda fase.

Obra tem de arrancar antes de 2013
João Castro não adiantou uma data para o início das obras do novo equipamento social, dizendo apenas que a autarquia está a criar condições para que “assim que exista um espaço financeiro que o permita, a obra possa avançar”.
No entanto, a execução do projecto tem de arrancar antes de 2013, uma vez que as mecenas que cederam o terreno para a sua implantação, Nélia Gomes e Senhoria Gomes Alvernaz, estipularam um prazo máximo de cinco anos para o início da construção. Tendo em conta que a escritura pública de cedência do terreno foi lavrada em Agosto de 2008, os intervenientes no projecto têm até 2013 para o fazer avançar.
Após a entrega do projecto arquitectónico, a autarquia tem agora de iniciar o processo de licenciamento da obra, após o qual deverão ser entregues os projectos de especialidade.

NucliSol – Associação para o Desenvolvimento da Criança, Integração e Solidariedade
A NucliSol, entidade que irá gerir o equipamento para terceira idade nos Cedros, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social associada ao Instituto Piaget e apoiada pelo Ministério da Educação, que existe com o objectivo de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça, no âmbito do desenvolvimento e do apoio de crianças, jovens, deficientes e idosos, numa perspectiva de integração.
Actualmente a NucliSol apoia cerca de 2500 crianças, jovens e idosos em todo o país. Concebida em articulação com as Escolas Superiores de Educação Jean Piaget, de modo a garantir o estágio profissionalizante aos seus alunos, a NucliSol dispõe hoje de 13 Unidades de Desenvolvimento Integrado, que asseguram as necessidades educativas infantis desde a creche ao 1º Ciclo do Ensino Básico, e ainda de uma Escola Básica Integrada e Secundária e de um Lar de Idosos. O equipamento a instalar nos Cedros representa a primeira intervenção desta associação fora do continente português.

Sem comentários: