sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Antigos Alunos querem levar Petição à Assembleia Regional

Desaparecimento do espaço dos jardins e da quinta do Solar dos Arriagas causa contestação

A recuperação da casa onde nasceu o primeiro Presidente eleito da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, continua a dar que falar. Após a garantia por parte da Direcção Regional da Cultura de que estariam a ser levadas a cabo diligências no sentido de reabilitar o imóvel a tempo das comemorações do Centenário da República, que decorrem durante o próximo ano, a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta está preocupada com o destino a dar aos espaços do jardim e da quinta do antigo Solar dos Arriagas. Como tal, tem em curso uma petição que será remetida à Assembleia Regional, no sentido de garantir a integração desses espaços na Casa-Memória.

Em resposta a um pedido de esclarecimento remetido a várias entidades pelos Antigos Alunos, estes tiveram conhecimento de que o espaço dos jardins e da quinta será loteado para a construção de um bairro residencial, ficando a Casa-Memória Manuel de Arriaga restringida apenas à zona edificada. Os Antigos Alunos consideram que o património com relevância histórica e interesse público não se restringe ao imóvel, mas sim a todo o conjunto integrado do solar, e a construção de um bairro residencial no local “desvirtua o alcance simbólico da Casa-Memória do Primeiro Presidente da República e cria mais um desequilíbrio urbanístico no centro da cidade da Horta”, segundo pode ler-se no texto que acompanha o abaixo-assinado que os Antigos Alunos estão a fazer circular pela população faialense.

Esta petição será remetida ao presidente da Assembleia Legislativa Regional e nela os Antigos Alunos pedem que aquele órgão reconheça como grande perda de património com relevância histórica e interesse público o desaparecimento do espaço dos jardins e da quinta.

Sem comentários: