quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O que é virtual é bom

II Horta Lan Party com número recorde de inscritos


No passado fim-de-semana o Faial recebeu a segunda edição da Horta Lan Party, a par da Feira de Informática 2009. O espaço escolhido foi a Marina da Horta, onde durante três dias os mais de 200 inscritos, na sua maioria jovens, mal dormiram para aproveitar ao máximo o evento, onde decorreram vários torneios de jogos de computador bastante populares.

Colados ao ecrã, donos e senhores dos teclados, embrenharam-se nos mais variados mundos virtuais, vestindo a pele de terroristas ou contra-terroristas, de treinadores de futebol de desportistas ou até estrelas de rock, ou testando a sua perícia a manobrar um barco à vela, ou aos comandos de um qualquer carro a alta velocidade. As escolhas eram tão variadas quanto são os limites da imaginação, ou não fosse essa uma das principais dádivas da realidade virtual.


A Horta Lan Party já se tinha realizado em Dezembro de 2008, no entanto esta segunda edição foi mais participada, inclusive com a deslocação de pessoas de outras ilhas, já que vários jovens de São Jorge, do Pico e até das Flores também vieram participar.

Helena Reis, vereadora da Câmara Municipal da Horta, entidade promotora do evento, congratulou-se com este aumento do número de participantes, devido também em parte a uma “maior aposta na divulgação”.

Helena Reis entende que “a edição deste ano beneficiou de um conjunto de factores que contribuíram para o seu sucesso, a começar pela notoriedade alcançada na primeira edição e pelo local e data escolhidas para a sua realização”. A vereadora salientou as condições proporcionadas pelo espaço preparado na Marina, que permitiram “maior procura por parte, inclusive, de turistas, no caso concreto da Feira de Informática”. Também a data desta II edição foi mais propícia a uma maior participação: “pudemos contar com a presença de muitos jovens que frequentam o ensino superior, e de jovens e pais de jovens que se encontram em férias”, explicou Helena Reis.

A HLP é já a maior Lan Party dos Açores, e a vereadora entende que “é com estes pergaminhos que temos que continuar, no futuro, a renovar as nossas apostas na área das novas tecnologias e também do Turismo”.

Se em 2008 haviam dúvidas sobre o potencial desta iniciativa, Helena Reis considera que, com esta segunda edição, elas dissiparam-se por completo: “a edição deste ano, demonstrou, claramente, o potencial que um evento desta natureza possui, pois, pela primeira vez, transmitimos em directo todo o ambiente que se viveu na Marina da Horta e conseguimos demonstrar que no mundo das novas tecnologias, não existem barreiras comunicacionais”.

Posto isto, a responsável não hesita em fazer um balanço positivo do evento, considerando que inclusive as melhores expectativas foram superadas. Helena Reis mostrou-se muito satisfeita não só com o nível de adesão, mas também com a qualidade dos concursos e workshops e com a quantidade de visitantes da Feira de Informática, e salienta o esforço da organização no sentido de disponibilizar a melhor oferta possível no leque de jogos disponíveis para PC, Playstation 3 e Wii.

O reflexo do sucesso deste evento espelha-se, segundo Helena Reis, no número de parceiros e patrocinadores que a autarquia conseguiu cativar.

Em relação à Feira de Informática, a decorrer em simultâneo com a HLP, a vereadora esclarece que esta foi criada “como uma forma não só de potenciar negócio, mas também como estratégia de afirmação da ilha do Faial no contexto das novas tecnologias”. “Todos nós seguimos tendências nos mais variados quadrantes. Pois é nessa linha de investimento que pretendemos que a Feira de Informática marque a diferença. Nesta área ainda possuímos muito potencial de crescimento”, confessa.

Sem comentários: