sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Exames Nacionais

Escola Secundária Manuel de Arriaga entre as melhores da Região


Foram vários os jornais de expansão nacional que elaboraram rankings das Escolas Secundárias do país, de acordo com os resultados obtidos pelos alunos nos Exames Nacionais do ano lectivo passado, consoante vários critérios.

Nos rankings publicados pelos jornais Correio da Manhã, Expresso, Diário de Notícias, Público, Jornal I e Jornal de Notícias, a Secundária Faialense situou-se sempre entre a terceira e a quinta posição de entre as 20 Escolas açorianas. Em relação ao todo nacional, a Manuel de Arriaga situa-se entre as 300 melhores das mais de 600 escolas de ensino secundário do país.

No ranking do Correio da Manhã, que contabilizou todas as provas efectuadas, a ESMA aparece em quarto lugar na Região, e em 227.º no todo regional, com uma média de 10,61.

O ranking onde a escola faialense aparece em melhor posição ma Região – o 3.º lugar – é o do Expresso, que contabilizou as 12 disciplinas nas 504 escolas públicas que realizaram mais de 100 provas no conjunto dessas mesmas disciplinas. Já a nível nacional, é num dos rankings do Público que a ESMA aparece melhor cotada, na 195.ª posição. Neste ranking foram contabilizadas oito disciplinas, nas 485 escolas públicas que realizaram mais de 50 provas no conjunto dessas mesmas disciplinas.

No ranking do Correio da Manhã, que contabiliza todas as provas, o primeiro lugar foi para o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto. As escolas privadas continuam, de resto, a obter os melhores resultados nos rankings. A primeira escola açoriana a aparecer na lista do diário lisboeta é a Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, que surge na 156.ª posição. Em segundo lugar aparece a Escola Básica e Secundária das Velas de São Jorge, no 164.º lugar do ranking nacional e em terceiro a Secundária Domingos Rebelo, também em Ponta Delgada, na 222.ª posição.

Sem comentários: