sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Autárquicas 2009

Faialenses votam domingo

Chega hoje ao fim o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas do próximo domingo, onde os portugueses vão a votos para escolher os seus representantes autárquicos.

Num ano político particularmente intenso, com três actos eleitorais, as eleições autárquicas são as últimas, e farão o “desempate” entre PS e PSD a nível nacional, tendo em conta que os social-democratas venceram as europeias e o PS de José Sócrates saiu vitorioso das legislativas do passado dia 27 de Setembro.

No Faial, a estatística sorri ao PSD, que venceu os dois últimos actos eleitorais. Em Junho, para as eleições europeias, a maioria dos eleitores faialenses que foram votar escolheu o PSD (43,35%). O PS ficou-se pelos 30,66%, seguido da CDU, com 7,21%, do BE, com 4,4%, e do CDS-PP, com 4,22%. Nas legislativas, a diferença foi apenas residual: o PSD ganhou com apenas 13 votos de diferença para o PS. Seguiram-se o BE, o CDS-PP e a CDU.

Se a estatística deste ano eleitoral é animadora para o PSD, o histórico da Câmara Municipal da Horta dá vantagem ao PS: após quatro mandatos dominados pelo PSD, em 1989, com Renato Leal aos comandos, os socialistas conseguem a presidência da autarquia, que detêm desde então. 1989 marca também a entrada da CDU na corrida à Câmara Municipal da Horta. No entanto, o partido só viria a eleger um vereador em 1997, na pessoa de José Decq Mota, vereador esse que perde no mandato seguinte. Em 2005, no entanto, os comunistas conseguem a sua maior vitória de sempre, ao eleger dois vereadores, o mesmo número que o PSD. O PS, apesar de ganhar a presidência da Câmara, perde a maioria, que detinha desde que chegou ao poder. Sem maioria, os socialistas “cozinham” com a CDU um acordo pós-eleitoral.

O CDS-PP, apesar de ter concorrido em todas as eleições, nunca conseguiu eleger nenhum vereador. O mesmo acontece com o BE, que no entanto teve nas últimas autárquicas a sua primeira incursão à autarquia faialense.

Quanto às Freguesias, neste momento oito estão pintadas de rosa: nas freguesias das Angústias, Conceição, Praia do Almoxarife, Cedros e Castelo Branco os actuais presidentes de junta são socialistas, e recandidatam-se a mais um mandato. Pedro Miguel, Capelo e Flamengos também têm Juntas de Freguesia lideradas pelo PS, no entanto os actuais presidentes não se recandidatam.

Das cinco localidades onde o PSD venceu há quatro anos, Ribeirinha, Matriz, Salão e Feteira vêem os actuais presidentes de Junta novamente na corrida. Apenas na Praia do Norte o presidente não se recandidata.

Saneamento Básico é um dos temas quentes da campanha

A corrida à Câmara Municipal da Horta tem-se reflectido numa campanha intensa, pautada pelas tradicionais acções de rua e pelos jantares-convívio.

Na imposição da agenda pública, Paulo Oliveira, candidato independente apoiado pelo PSD, optou por uma estratégia fértil em acções disseminadas por todas as freguesias, onde elegeu um potencial estratégico para cada uma. A “tour” pela ilha, em que Oliveira conseguiu captar as atenções mediáticas, mereceu críticas do candidato socialista, João Castro, que entende que as freguesias sabem bem o que querem, como referiu na apresentação das listas socialistas. Ao invés, na pré-campanha João Castro preferiu centrar-se em temas, aproveitando, por exemplo, a visita à Casa Etnográfica de Pedro Miguel para falar dos equipamentos sociais.

Vários têm sido os temas que marcam a agenda da campanha. O Saneamento Básico é um dos mais quentes, dividindo opiniões. O PSD acusa o PS de não ter executado a obra quando era viável uma comparticipação comunitária, acusação essa que Martins Carvalho, candidato popular, também reitera. José Decq Mota prefere congratular-se com os avanços que processo teve nos últimos anos, quando esteve sob a sua alçada na autarquia faialense, e considera que o PSD foi um entrave ao seu desenvolvimento na Assembleia Municipal.

Decq Mota e João Castro fazem um balanço positivo do acordo que os uniu nestes últimos quatro anos, posição essa que se reflecte na campanha: ambos os candidatos abstêm-se de se referirem mutuamente nos discursos da campanha, preferindo apontar críticas ao PSD. Os social-democratas, por sua vez, consideram que votar no PS e na CDU tem o mesmo efeito.

João Castro tem feito bandeira da saudável colaboração entre a autarquia e o Governo Regional, enumerando obras como o Porto da Horta, a Variante e o Centro de Interpretação dos Capelinhos. Quer continuar o que considera ser um bom trabalho, centrando os seus objectivos para os próximos quatro anos numa maior atenção às pessoas.

Já Paulo Oliveira quer um Faial que crie mais economia. Apostar no desenvolvimento rural e na requalificação urbana são as suas prioridades.

Decq Mota faz do Saneamento Básico, da Rede de Distribuição de Água na cidade e da Célula do Aterro Sanitário da Fajã algumas das suas bandeiras. Já Maria José Silva, do Bloco de Esquerda, quer acima de tudo ouvir os faialenses. O apoio aos grupos mais negligenciados, como é o caso das pessoas com deficiência, é uma das suas prioridades. Martins de Carvalho, pelos populares, também aposta na requalificação urbana, propondo-se, entre outras coisas, a resolver os problemas de estacionamento da cidade.

A abstenção crescente é um fenómeno que tem marcado os últimos actos eleitorais. Nas legislativas, por exemplo, apenas metade dos eleitores faialenses decidiu exercer o seu direito de voto. Esta atitude abstencionista tem levado os candidatos a optar por um discurso de apelo ao voto.

Por norma, e sendo os órgãos autárquicos aqueles que estão mais próximos do eleitor, a taxa de abstenção tende a ser menor nas autárquicas. Em 2005, a taxa de abstenção no Faial foi de 34,24%.

Ao final do dia de hoje os candidatos ficam legalmente impossibilitados de fazer campanha, servindo o dia de amanhã para os eleitores reflectirem antes de tomarem a sua decisão. Os social-democratas escolheram a Praia do Almoxarife – actualmente um verdadeiro reduto socialista - para encerrar a campanha, enquanto que o PS elegeu os Flamengos como quartel-general na última noite antes do dia de reflexão. Já a campanha comunista encerra em Pedro Miguel. Os populares têm preparado para hoje um passeio pela cidade, e uma reunião na sede, à noite, para fazer o balanço da campanha. Também o Bloco de Esquerda encerra a campanha com um passeio pela cidade da Horta, durante a tarde hoje.

Sem comentários: