sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cinema

Mário Barroso e João Salaviza marcam presença no Faial Filmes Fest


O bater da claquete para o arranque o Faial Filmes Fest aproxima-se, e o Cineclube da Horta vai anunciando os destaques do Festival, que conta este ano com a sua quinta edição.

Se a fasquia já ia alta em 2008, em 2009 não faz tensões de descer, e esperam-se na Horta convidados de peso do cinema português. Ao já anunciado Paulo Rocha, que será homenageado no Festival, juntam-se agora os realizadores Mário Barroso e João Salaviza.

Mário Barroso é o autor de Um Amor de Perdição, filme português que integra a pré-selecção ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Por sua vez, o jovem João Salaviza fez história com a sua curta-metragem Arena, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Arena faz, de resto, parte da selecção de curtas-metragens que estará a concurso no Festival.

No Faial estarão ainda os realizadores Raquel Freire (Veneno Cura), que integra o júri do Festival, e Rodrigo Areias (Tebas).


44 filmes a concurso

O Faial Filmes Fest 2009 arranca no próximo dia 2 de Novembro, e já é conhecida a selecção oficial, composta por 44 curtas-metragens, que concorrem nos géneros de ficção, documentário, animação e experimental.

De acordo com o Cineclube da Horta, as várias secções do Festival contaram este ano com um número recorde de inscritos. Além disso, a proveniência das películas que chegam ao Faial é cada vez mais diversificada, sendo que este ano, pela primeira vez, todos os arquipélagos da Macaronésia estarão representados no Festival, com o aparecimento de filmes das ilhas de Cabo Verde, Canárias e Madeira. O Cineclube realça ainda o aumento do número de filmes produzidos no Continente e na Região.

Este aumento do número de filmes a concurso faz com que sejam necessários três dias da semana do Festival para as sessões competitivas.


Primeira actividade do Festival arranca já quarta-feira

O primeiro evento do Faial Filmes Fest 2009 começa já na próxima quarta-feira, dia 21, e trata-se de uma oficina de cinema e música, intitulada Sem Palavras. Segundo o Cineclube da Horta, esta oficina “congrega, em paralelo, o cinema e a música; duas expressões artísticas intimamente ligadas, que se enriquecem mutuamente sem se anularem”. Para além da componente educativa, esta oficina de formação resultará num filme musicado ao vivo, que será apresentado durante o Festival, no Teatro Faialense.

Esta formação termina no dia 1 de Novembro. Decorrerá na Escola Secundária Manuel de Arriaga e será ministrada por Fausto André (imagem) e Nuno Costa (música).

Sem comentários: