quinta-feira, 14 de maio de 2009

Faial recebe Feira Agrícola Açores 2009 entre 11 e 14 de Junho

"Maior feira desde sempre organizada no Faial”




As palavras são do secretário regional da Agricultura e Florestas, que falava na apresentação da Feira Agrícola Açores 2009, que decorreu na passada quarta-feira. Noé Rodrigues frisou que o evento vai fazer do Faial a “capital da agricultura açoriana”, entre os dias 11 e 14 de Junho, data em que se realiza, no Parque de Exposições da ilha do Faial, na Quinta de São Lourenço.
O secretário congratulou-se com a participação de todas as ilhas neste certame, que irá, segundo o governante, mostrar “o caminho de qualificação” que se vem trilhando na produção agrícola açoriana. Noé Rodrigues frisou que, com este tipo de iniciativas, pretende-se “ganhar empreendedorismo” e “orgulho naquilo que temos”. Apicultura, concurso de queijos, demonstrações de arte floral, concurso de méis, demonstrações de artesanato e, claro está, concurso de bovinos e equinos são apenas algumas das actividades programadas para os quatro dias de Feira. O certame terá, entre outras coisas, uma representação da Ovibeja, provas da Taça Açores de Dressage e o I Concurso Nacional de Raça Angus, que começa a ganhar destaque quando se fala da produção de carne. Estarão representados no recinto da Feira três restaurantes faialenses. Noé Rodrigues explicou que a única condição imposta foi que trabalhassem os produtos da Região, numa lógica de promoção e divulgação dos mesmos, que é, afinal, o objectivo principal que norteia este evento. Neste sentido, será promovido um grande churrasco com carne dos Açores. Quanto ao programa lúdico, Rodrigues realçou a sua diversificação, com os grupos do Triângulo em destaque. Para além destes, actuarão na Feira Agrícola a tia Maria do Nordeste, os Rádio Macau e Fernando Girão. Haverá também uma passagem de modelos, fruto da colaboração da Câmara do Comércio e Indústria da Horta neste evento. Para fazer jus às dimensões de que revestirá este evento, está a ser construído um Pavilhão de Concursos, com mais de 1500 metros quadrados, que o secretário garantiu estar concluído a tempo da Feira. Este pavilhão coberto é um investimento que pretende não só servir este evento, mas dotar o Faial de mais um pavilhão multi-usos. O governante disse ainda estarem a ser feitas as diligências no sentido de disponibilizar um amplo parque de estacionamento gratuito aos visitantes, bem como de garantir horários de transporte marítimo adequados à programação da Feira. Haverá ainda um autocarro a fazer gratuitamente a ligação entre o cais e o Parque de Exposições. No final da apresentação, Noé Rodrigues frisou que os empresários agrícolas são, simultaneamente, os “principais obreiros e destinatários” desta iniciativa, e como tal congratulou-se particularmente com a colaboração das Associações de Agricultores da ilha. Para além destas, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas tem como parceiros nesta organização a Câmara Municipal da Horta e a Câmara do Comércio e Indústria da Horta.

2 comentários:

Periquito disse...

Poderia chamar-lhe a "Feira do Serviço de Desenvolviemtno Agrário do Faial"

Noventa por cento (ou mais) de todo o trabalho de pôr de pé este Evento (bem como as Festas do Mundo Rural) são realizadas por este Serviço.

Mas...

Anónimo disse...

entao quem ganhou o primeiro lugar no cuncurso de qualidade de Mel???