sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Petição sobre Reabilitação do Solar dos Arriagas leva Henrique Barreiros à Assembleia Regional

Comissão dos Assuntos Sociais promete dar prioridade ao assunto


No ano em que se comemora o primeiro centenário da República, a reabilitação do edifício onde nasceu Manuel de Arriaga continua na ordem do dia.
Desta feita, foram os deputados regionais que integram a Comissão Permanente de Assuntos Sociais que manifestaram interesse em relação à questão, interesse esse despoletado pela Petição levada a cabo pelos Antigos Alunos do Liceu da Horta. A Petição, que reuniu centenas de assinaturas, defendia a Reabilitação Integral do Solar dos Arriagas, incluindo os espaços do jardim, e foi entregue na Assembleia Regional.
Na passada segunda-feira, a Comissão Permanente de Assuntos Sociais ouviu na sede da Assembleia Legislativa Regional Henrique Barreiros, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta e primeiro subscritor da Petição.
No final, Nélia Amaral, presidente da referida Comissão, prometeu que os deputados que a constituem irão dar “a maior prioridade ao tratamento desta questão”. Nesse sentido, segundo explicou a deputada socialista ao Tribuna das Ilhas, a Comissão pretende agora ouvir o Director Regional da Cultura sobre o assunto, e só depois elaborará um relatório. Só então é que a Petição que os Antigos Alunos entregaram na Assembleia deverá ser levada a plenário.
Confrontada com a proximidade das comemorações do centenário da Implantação da República, que se celebra no dia 5 de Outubro de 2010, a deputada lembra a dimensão deste projecto, e considera ser “impossível que a casa e o terreno envolvente estejam requalificados nessa altura”. No entanto, Comissão e Antigos Alunos comungam da mesma opinião quando consideram que o mais importante é que exista um compromisso em relação àquilo que se fará em termos de requalificação não só da casa mas também do jardim, e que se estabeleça um timing adequado, de acordo com o qual a Casa-Memória possa abrir portas não necessariamente em Outubro próximo mas preferencialmente ainda no âmbito das comemorações do Centenário da República.
À saída da reunião com a Comissão, Henrique Barreiros mostrou-se agradado com o interesse dos deputados regionais, e, segundo explicou aos jornalistas que o aguardavam, estes transmitiram-lhe uma opinião de apoio em elação à iniciativa. “Senti que havia vontade de que se fizesse o que gostaríamos que fosse feito: respeitar não só a memória daquele espaço mas também a integridade da reabilitação do Solar”, considera o presidente da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta.

Natália Correia Guedes defende inclusão da zona verde no projecto de requalificação
Natália Correia Guedes, considerada personalidade do ano 2009 na área da Museologia em Portugal, endereçou ao presidente da Assembleia Regional uma carta, onde expressa a sua preocupação pela “ausência de informação relativa à integração, no projecto, de toda a zona envolvente que sempre constou da Casa”.
A museóloga lembra que, de acordo com as orientações da UNESCO, do ICOMOS ou do ICOM, a preservação de Casas de personalidades históricas está a ser cada vez mais exigente e considera que, se os espaços verdes da futura Casa-Memória forem “devassados, irreversivelmente, por blocos habitacionais ou por qualquer outra vulgar utilização” será impossível que este espaço receba “realizações culturais que exigem silêncio, beleza natural e concentração”.
Natália Correia Guedes dá ainda exemplos de situações onde tanto os edifícios como os espaços verdes envolventes foram reabilitados, no sentido de preservar a sua harmonia. São os casos da Casa dos Marqueses de Angeja (actual Museu Nacional do Traje) e a Casa e Jardins do Rei D. Manuel II (actual Museu Nacional de Soares dos Reis), entre outros.
Recorde-se que Natália Correia Guedes foi a primeira pessoa a doutorar-se em Museologia em Portugal, no ano de 1995. Entre outras coisas, destacou-se por ter sido a fundadora do Museu Nacional do Traje, e também por ter sido directora do Museu Nacional dos Coches e do Instituto Português do Património Cultural.

Sem comentários: