sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Veredas deve passar a Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil

Projecto Veredas deverá manter a porta aberta

O Projecto Veredas, tutelado pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial, viu o financiamento de que dispunha desde a sua criação, em 2006, terminado no final de Novembro, com a cessação do programa Escolhas, de âmbito nacional. A notícia deixou em cheque todo o trabalho desenvolvido ao longo de três anos pelo único programa para jovens em risco na ilha, e a APADIF mobilizou-se para tentar encontrar soluções de financiamento que evitassem que o Veredas fechasse a porta. Foram contactadas várias entidades, e neste momento o Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social, após uma troca de mails e telefonemas com os responsáveis pelo Veredas, dá fortes possibilidades de criar condições para garantir a continuidade do projecto.

Glória Neves, coordenadora do Veredas desde a sua criação, explicou-nos que ainda não existe nenhuma garantia oficial de que o projecto terá financiamento para manter as portas abertas, mas mostrou-se bastante optimista, já que as informações da Direcção Regional até ao momento permitiram que os quatro funcionários do Veredas continuassem o seu trabalho.


Veredas precisa de uma nova casa

A elevada renda que o Veredas paga pelas instalações de que dispõe representa um dos maiores gastos financeiros do projecto, por isso o ideal seria que este fosse alojado noutro local. As especificidades do trabalho do Veredas fazem com que não seja fácil encontrar um espaço apropriado que lhe possa ser cedido, já que o projecto precisa de ficar situado na cidade, e tem necessidade de instalações amplas, devido à multiplicidade de actividades que oferece aos seus utentes.

Na Câmara Municipal da Horta, o presidente João Castro e o vereador Rui Santos já foram contactados pelo Projecto Veredas. Segundo ambos, a autarquia não dispõe de nenhum espaço que possa ceder à APADIF para que o Veredas funcione.

Sem comentários: