sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da obra do Porto da Horta

Preparar a Horta para um “desempenho mais influente no futuro”

8 Na passada segunda-feira teve lugar a cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da cidade da Horta, presidida pelo presidente do Governo Regional, Carlos César.
O empreendimento, que deverá custar mais de 33,5 milhões de euros, foi adjudicado em Janeiro passado ao consórcio formado pelas empresas Somague, Somague/Ediçor, Tecnovia, Conduril e AFA Açores.
Na ocasião, o arquitecto Tomás Salgado apresentou o projecto desta que é a primeira fase desta obra, e que contempla a execução de trabalhos a Norte, nomeadamente a construção de uma nova bacia portuária junto à foz da Ribeira da Conceição, onde será implantado um cais acostável de 393 metros, outro de cerca de 100 metros, uma gare de passageiros, um edifício de instalação dos serviços portuários adstritos e as redes técnicas indispensáveis neste tipo de infra-estruturas.
Carlos César congratulou-se com o início da realização desa obra, referindo que não se trata de um “luxo”, mas sim de uma necessidade. Segundo o presidente do Executivo regional, o Faial e os Açores “não podem dar-se ao luxo de não realizar um empreendimento como este, considerando que a sua reprodutividade e o valor da sua contribuição para a sustentabilidade do crescimento local e do desenvolvimento regional são comprovadamente elevados”.
Para César, a obra chega “no tempo certo” à primeira linha das prioridades do Governo. “Como raramente é possível fazer tudo ao mesmo tempo há que escolher: entre outros investimentos com carácter reprodutivo, optámos por este empreendimento, e estou convencido de que fizemos bem”, frisou.
Em 2008, o porto da Horta movimentou mais de 385 mil passageiros, ou seja, uma média diária de mais de mil passageiros, e a tendência, quer no tráfego regular dentro do Triângulo, quer na operação sazonal alargada a toda a Região, é de crescimento. Números que, segundo o líder do Governo Regional, justificam a concretização deste empreendimento.
Carlos César frisou ainda que as obras do porto da Horta, a par da construção das novas instalações do DOP, permitirão transformar a cidade-mar, que, findos os trabalhos, estará “redimensionada, requalificada, melhor projectada e capacitada para a sua vocação marítima e cosmopolita. Uma cidade que se prepara para outro desempenho mais influente no futuro”.
Segunda fase sem data para arrancar
A segunda fase do projecto irá representar um investimento estimado em 20 milhões de euros, e comportará as intervenções a Sul, no saco do porto. Segundo Carlos César, na segunda fase será também reestruturado o Largo Manuel de Arriaga, onde serão construídas várias instalações de apoio à actividade portuária e marítimo-turística. As obras de ampliação e melhoria do edifício do Clube Naval da Horta também estão abrangidas pela segunda fase do empreendimento, assim como a requalificação da avenida marginal da cidade da Horta, cujos trabalhos serão realizados pelo Executivo Regional em conjunto com a Câmara Municipal da Horta.
No entanto, o presidente do Governo não precisou uma data para o arranque da segunda fase da obra, referindo apenas que o seu calendário será “oportunamente fixado”.
“Modelo multipolar de desenvolvimento regional”
Na ocasião, César lembrou os efeitos do sismo de 9 de Julho de 1998 na ilha do Faial, e congratulou-se com o trabalho realizado na recuperação dos seus efeitos defastadores.
O líder do Executivo regional frisou que “o trabalho que tem sido realizado, ao longo dos últimos anos, na criação e melhoria de infra-estruturas muito importantes para o desenvolvimento desta ilha, constituem um sinal revelador e inequívoco da atenção e do cuidado que as autoridades regionais depositam no planeamento e activação do modelo multipolar de desenvolvimento regional”. Nas palavras de César, o Faial e o Triângulo devem assumir “especial notoriedade” no modelo de desenvolvimento regional preconizado pelo seu Executivo.


FOTO: Susana Garcia


Sem comentários: