sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Plano de Actividades da Câmara do Comércio e Indústria da Horta para 2009

Obras na Sede têm carácter “urgente”

A remodelação da Sede da CCIH, que se encontra neste momento em elevado grau de degradação, é uma das prioridades que salta à vista do Plano de Actividades daquela instituição para este ano, apresentado aos sócios no passado mês de Janeiro.

O Plano de Actividades da CCIH para 2009 é o último apresentado pelo actual executivo, já que a direcção, presidida por Fernando Guerra, se encontra no último ano de mandato. Por essa razão, os responsáveis tiveram a preocupação de “apresentar um Plano de Actividades moderado de forma a não condicionar os objectivos e as orientações dos novos Órgãos Directivos”, que serão eleitos no final do primeiro trimestre deste ano.

De acordo com a CCIH, este factor não inviabiliza que o Plano assegure “o regular funcionamento das estruturas funcionais” da instituição.

A “dinamização do tecido empresarial” da área de abrangência da CCIH também não foi descurada no documento, que prevê a realização e participação em Feiras, Congressos, Seminários e outros Eventos, contemplando também a vertente da Formação Profissional de Activos.

Em relação ao edifício da Sede, o seu estado de degradação exige da CCIH uma “intervenção urgente”. Nesse sentido, a actual direcção já iniciou o seu processo de reabilitação, que passou por negociar a posse do rés-do-chão do edifício, bem como pela adjudicação do projecto ao arquitecto Pedro Porteiro. Está a ser também preparado o processo de candidatura para obtenção de financiamento da administração regional para a obra.

Para 2009 a CCIH considera ainda de grande importância continuar a cooperar com entidades governamentais, autárquicas, associativas, públicas e privadas.

A actividade dos vários gabinetes técnicos desta agremiação empresarial não deverá abrandar o ritmo este ano, com destaque para o Gabinete de Projectos, no âmbito do qual são apoiados os empresários que pretendam candidatar-se ao IV Quadro Comunitário de Apoio (QRESA) e ao SIDEL. Também o Gabinete de Higiene e Segurança no Trabalho tem prevista para o decorrer deste ano uma série de acções, de que se destaca a preparação da base de dados dos associados da CCIH no sector alimentar por actividades, a divulgação do Programa SAISSA e SIDET, a divulgação e Implementação do Programa QUALIMAÇORES e SEPROQUAL, a elaboração de dossier de identificação de procedimentos e controlo de actividades, com análise, definição e localização de Pontos Críticos, e uma série de medidas de formação, apoio e esclarecimento aos empresários desta área.

A CCIH pretende que neste ano o Gabinete de Medicina no Trabalho fique operacional. Esta valência aguarda licenciamento do espaço para funcionar, bem como autorização da empresa especializada para prestar este serviço no concelho da Horta.

A criação de um Gabinete de Formação Profissional é outro dos objectivos para este ano, e nesse sentido já estão a ser tomadas medidas para a obtenção da aprovação do processo de acreditação da CCIH como entidade formadora. O processo já foi entregue na Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.

Com este novo Gabinete a CCIH pretende contribuir para a formação profissional de activos em diversas áreas, criar uma Bolsa de Emprego e apresentar candidaturas ao Pro Emprego.

Para além do apoio às Mesas Sectoriais já existentes – Turismo, Construção Civil e Panificação – a CCIH pretende dar continuidade ao processo de criação de outras, nas áreas do Comércio, Restauração, Automóvel; entre outras.

Sem comentários: