sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Projecto da nova igreja de Pedro Miguel já está na Câmara Municipal da Horta


LANÇAR CONCURSO NO INÍCIO DO ANO É O OBJECTIVO

O projecto arquitectónico da nova igreja da freguesia de Pedro Miguel já foi entregue para apreciação na Câmara Municipal da Horta. A entrega do dossier decorreu no passado dia 16, e contou com a presença dos arquitectos Martins Naia e João Paredes – este último responsável pelo projecto -, bem como do Ouvidor da Horta, padre Marco Luciano, do pároco de Pedro Miguel, Tomás de Brito e ainda de representantes da Comissão dos Assuntos Económicos da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.
A recepção esteve a cargo do presidente da edilidade, João Castro, e do vereador com o pelouro das obras, Orlando Rosa.
O arquitecto Martins Naia pediu celeridade por parte da autarquia na análise do projecto, esperando-se que a obra possa ser lançada a concurso no início do próximo ano. João Castro, por sua vez, garantiu um esforço da autarquia no sentido de ir ao encontro desse objectivo.
Orçada em cerca de um milhão e quinhentos mil euros, de acordo com o padre Marco Luciano, a obra da nova igreja de Pedro Miguel será comparticipada pelo Governo Regional em 75%. Relativamente aos encargos financeiros da responsabilidade da paróquia, o Ouvidor expressou a sua convicção de que esta será capaz de “fazer face aos compromissos”. De facto, várias têm sido já as iniciativas organizadas pela Comissão dos Assuntos Económicos daquela paróquia no sentido de reunir a verba necessária para a concretização deste projecto.
Relativamente à reconstrução das igrejas do Faial, o projecto da igreja de Pedro Miguel, que será uma construção inteiramente de raiz, foi o último a ser concluído, não significando no entanto que seja a obra seja a última a ser concretizada, como frisou o arquitecto responsável. João Paredes destacou o envolvimento da comunidade pêro-micaelense com o projecto da nova igreja, e fez uma breve apresentação do projecto aos autarcas presentes. Uma área de culto mais reduzida (180 lugares), de acordo com as necessidades, uma via de acesso interior paralela à Estrada Regional, e o facto do projecto não dispor de áreas para outras actividades pastorais, como por exemplo salas de catequese, por não ser necessário visto a paróquia já dispor de infra-estruturas nesse sentido, foram alguns dos aspectos destacados pelo arquitecto. Paredes salientou também a torre da nova igreja, que pretende ser uma espécie de “homenagem” à antiga, notável marco arquitectónico daquela construção, que ao longo dos anos se tornou um verdadeiro ex-libris da freguesia de Pedro Miguel.

Sem comentários: