Paulo Oliveira quer “tsunami político e económico” para mudar o Faial
Um “tsunami” político e económico, que arranque o Faial da “inércia” em que se encontra, foi a metáfora escolhida pelo candidato do PSD à Câmara Municipal da Horta para mostrar o que a sua equipa pretende para a ilha do Faial. Paulo Oliveira falava durante a apresentação oficial da sua candidatura, que decorreu na Horta na passada sexta-feira, e contou com a presença da líder regional do partido, Berta Cabral.
Ressalvando logo no início a sua qualidade de independente, Oliveira lembrou as obras adiadas e as soluções erradas que, na sua óptica, têm prejudicado o Faial nos últimos anos: o adiamento de obras como a ampliação da pista do aeroporto, o Campo de Golfe ou o Estádio Mário Lino, as “soluções menores para a ampliação do Porto”, entre outras coisas, são razões que levam a candidatura laranja a considerar que a importância do Faial na Região se tem vindo a esbater.
Paulo Oliveira lamentou o atraso na obra do Saneamento Básico, a falta de condições da rede viária municipal e o estado actual da Avenida 25 de Abril, “transformada em arrecadação e garagem”. Em relação à Avenida, o arquitecto teceu duras críticas às recentes obras de melhoramento em alguns pontos, classificando-as de “remendos” de última hora; “pequenos oásis numa marginal deserta, ignorada ao longo dos últimos 20 anos”.
O candidato a presidente da CMH não poupou críticas à governação autárquica socialista, nem a João Castro, que acusou de ser “um presidente de protocolo, que alimenta o povo com pão e circo”. “Vivemos num tempo perdido, com uma maioria plural ineficaz, e que a todos desapontou!”, acrescentou.
Críticas feitas, o candidato partiu para o ataque, apresentando a estratégia que a sua equipa pretende para a ilha, sob o mote “mais Faial”. Nesse sentido, Oliveira quer pôr os olhos no futuro, identificando e explorando os pontos fortes da ilha. Para explicar aos presentes aquilo que pretende, o candidato fez uma volta à ilha, salientando de que forma explorar o potencial de cada freguesia.
A relação com o mar, a preponderância do sector primário e o potencial turístico foram alguns dos pontos destacados pelo candidato laranja, que se comprometeu a “provar que é possível fazer mais, mais depressa, e com mais qualidade”.
Paulo Oliveira apresentou a sua equipa, constituída por 14 elementos, dos quais seis são independentes, e cuja média de idades é de 39 anos.
“PS a mais e obra a menos”
A líder dos social-democratas açorianos entende que os faialenses estão “cansados do PS”, sendo essa a sua interpretação dos resultados eleitorais do passado dia 7 de Junho na ilha. Berta Cabral vê o facto do PSD ter ganho as europeias na maioria das freguesias do Faial como a confirmação de que “o PS já não tem nada de novo para provar aos faialenses”.
A líder regional congratulou-se com a equipa candidata à Câmara da Horta que, segundo ela, será capaz de devolver a esta autarquia o estatuto de ser um dos três municípios mais importantes dos Açores, estatuto esse que entende ter-se perdido.
Em relação a Paulo Oliveira, Berta Cabral frisou que este é “uma das maiores novidades das eleições autárquicas de 2009” nos Açores, e entende que a sua candidatura enquanto independente personifica “o sentimento de mudança” comum a todos os faialenses.
“O PS coligou-se com os comunistas para se manter na Câmara da Horta. O PSD está coligado com os faialenses para dinamizá-la”, referiu.
Em relação ao argumento de que é importante que a Câmara Municipal tenha a mesma cor política que o Governo Regional, Berta Cabral entende que “já não convence”, pois a Câmara da Horta é da mesma cor do Governo há 13 anos “e o resultado está bem à vista de todos”. A líder laranja deixou ainda a certeza de que, em 2012, o Governo Regional será liderado por si.
Lista do PSD à Câmara Municipal da Horta
- Paulo Oliveira
- Fernando Guerra
- Rosa Dart
- Luís Garcia
- Susete Amaro
- Humberto Rodrigues
- Márcia Caldeira
- Marco Santos
- Lúcia Pereira
- Marco Dutra
- Carla Luna
- Jacinta Santos
- José Manuel Gomes
- Carla Luís
Sem comentários:
Enviar um comentário