Alunos faialenses acima da média regional
Já são conhecidos os resultados das provas de avaliação sumativa externas, realizadas no passado mês de Maio na Região, pelos alunos dos 4.º, 6.º e 9.º ano de escolaridade. De acordo com a secretária regional da Educação, Maria Lina Mendes, houve uma melhoria no desempenho dos alunos em todos os níveis de ensino, comparativamente a 2008.
No 4.º ano, apenas 61% dos alunos tiveram notas positivas a Língua Portuguesa, enquanto que na Matemática mais de metade obtiveram resultados negativos.
No 6.º ano foram 55% os alunos que conseguiram resultados positivos a Língua Portuguesa, e apenas 44% teve positiva a Matemática.
Quanto ao 9.º ano de escolaridade, apenas 33% dos alunos tivera positiva a Matemática. No que respeita à Língua Portuguesa, os resultados foram melhores, com 54% dos alunos a obter nota positiva.
Apesar dos resultados serem visivelmente baixos, a melhoria em relação a 2008 deixou a secretária regional da tutela optimista:“se conseguíssemos evoluir a este ritmo, provavelmente daqui a dez anos estaríamos no topo”, disse.
2009 serviu também para testar uma prova experimental na área das Ciências da Natureza. No 4.º ano 62% dos alunos da Região tiveram positiva nesta prova, enquanto que no 6.º ano apenas 35% conseguiu escapar ao Não Satisfaz.
Nas escolas primárias da rede pública no Faial, foram 141 os alunos a realizar as PASEs do 4.º ano. Na disciplina de Língua Portuguesa, 61% desses alunos tiveram positiva. Na Matemática as positivas também estiveram em maioria, com 55%, e nas Ciências o número de positivas ascendem a 65%.
O Colégio de Santo António, única instituição de ensino do 1.º ciclo privada da ilha, apresentou resultados muito satisfatórios. Dos oito alunos que frequentam o 4.º ano, todos apresentaram resultados positivos a Matemática e a Ciências, sendo que a Língua Portuguesa foi contabilizado apenas um resultado negativa. Tânia Jorge, directora da instituição, mostrou-se muito satisfeita com o trabalho de professores e alunos, congratulando-se com o que considera ser a “excelente prestação” da escola.
Já no 6.º ano, foram 186 os alunos a demonstrar os seus conhecimentos nas PASEs. 58% dos alunos teve positiva a Língua Portuguesa, e 48% a Matemática. Foi na área das Ciências que os resultados foram piores, com apenas 43% dos alunos a alcançar positiva. Maria José Morais, directora da Básica Integrada da Horta, lembra que este foi o primeiro ano em que se realizou a prova de Ciências, justificando assim os resultados menos bons. A directora diz não estar plenamente satisfeita com estes resultados, pois o objectivo é “fazer sempre melhor”, mas congratulou-se com as médias superiores à Região, que fizeram com que a Básica Integrada da Horta estivesse bem cotada entre as escolas dos Açores.
Também no 9.º ano os resultados foram superiores à média regional: dos 141 alunos que realizaram as provas, 57% teve resultados positivos a Português, e 38% a Matemática. Os alunos faialenses não realizaram prova de Ciências pois, como explicou o presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a prova coincidiu com as comemorações do Dia da Escola e, não tendo sido possível antecipá-la, a escola entendeu que, sendo uma prova experimental e facultativa, não haveria problema em não realizá-la. Eugénio Leal declarou que, apesar dos resultados da ESMA serem superiores à média da Região, o objectivo é sempre melhorar. Eugénio Leal lembrou que “a PASE tem como objectivo aferir o sistema” e disse que agora há que reflectir sobre os resultados, e procurar formas de melhorá-los, principalmente no que diz respeito à Matemática.
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