quinta-feira, 12 de março de 2009

Transinsular reforça viabilidade do actual sistema de Transporte Marítimo de Mercadorias

Ilhas mais pequenas vão “pagar factura” se o Sistema de Plataformas Logísticas for implementado
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Um sistema de transporte marítimo de cargas assente na ideia de Plataformas Logísticas não faz sentido numa região com mercado que os Açores apresentam. Quem o diz é João Carvalho, administrador executivo da Transinsular, que esteve na Horta para o encontro anual dos representantes da empresa.
No Verão passado, o administrador já tinha, em declarações à comunicação social, defendido que o actual modelo é o mais indicado, e que a introdução de um sistema onde duas ou três ilhas teriam plataformas logísticas através das quais se faria a redistribuição para os restantes portos traria custos adicionais para as outras ilhas.
Nesta altura, em que a hipótese das plataformas logísticas voltou à baila, João Carvalho mantém e reforça a ideia de que, a ser implementado esse sistema, “os açorianos e a Região vão perder”.
“Um sistema em que há duas ou três portas de entrada, e as cargas são depois redestribuidas para as outras ilhas só funciona bem em casos de grandes mercados; muitos contentores. Não é o caso dos Açores. Estamos a falar em qualquer coisa como 50 mil contentores por ano. Nas Canárias, onde funciona um sistema semelhante ao das Plataformas Logísticas, há uma movimentação anual de 300 mil contentores”, explica.
Tendo em conta o volume do mercado açoriano, os custos de redestribuir a carga para as outras ilhas a partir das plataformas logísticas será, segundo João Carvalho, muito elevado, e a factura será pagam não pelas ilhas onde serão instaladas as plataformas, mas pelas ilhas mais pequenas, a não ser “que o Governo Regional suporte esses custos”, refere João. “Como os governos vivem à custa dos orçamentos, alimentados pelos impostos das empresas e das pessoas, nós todos vamos ter de pagar essa factura”, acrescenta.
Segundo o administrador da Transinsular, esta ideia não é nova: “por nós já passaram muitos Governos regionais com essa ideia, e através de estudos e análises verificaram que realmente esse sistema era mais caro”, explica.
“Qualquer agente económico se tem de adaptar ao sistema que existir. Se o Governo Regional dos Açores avançar com o projecto de Plataformas Logísticas, com certeza que a Transinsular se vai adaptar, e os outros armadores também. Isso não está em causa”, esclarece.

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