quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Conselho Municipal para a Juventude aplaude

Cartão Jovem Municipal deve avançar já em Fevereiro

Na passada semana o Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento aprovou a autorização para discussão pública do Regulamento do Cartão Jovem Municipal. Este Cartão é uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta, que pretende assim “proporcionar aos jovens do Município um conjunto de vantagens, que se traduzem em reduções e isenções em produtos e serviços prestados pela autarquia, bem como descontos ao nível do comércio, serviços e indústria”, de acordo com nota informativa enviada às redacções. Segundo adiantou ao Tribuna a vereadora com o pelouro para a Juventude, Helena Reis, o objectivo é que o Cartão fique disponível durante o mês de Fevereiro.

A criação do Cartão Jovem Municipal está prevista nas Grandes Opções do Plano para 2009 e, no âmbito da política de juventude da edilidade, pretende trazer benefícios que “correspondam às necessidades reais sentidas pela camada mais jovem da população, facilitando a sua fixação e vivência no Município”.

Segundo a vereadora, a CMH tem levado a cabo várias acções de discriminação positiva dos jovens do concelho, como a redução em 50% da taxa de licenciamento de obras a particulares com menos de 30 anos, ou a atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. “Achámos que seria interessante alargar este tipo de acções, e surgiu este cartão”, referiu. Helena Reis mostra-se bastante optimista em relação a este Cartão, e considera que a junção das várias propostas apresentadas pelos membros do Conselho para a Juventude resultou num “óptimo projecto”.

O Cartão Jovem Municipal poderá ser adquirido pelos jovens faialenses entre os 12 e os 30 anos, e irá custar 5 euros, sem necessidade de renovação. Segundo o regulamento, os detentores do cartão poderão usufruir de um conjunto de benefícios, tais como descontos no comércio, serviços e indústria da Horta; reduções no pagamento de taxas e tarifas municipais; reduções de 25% no pagamento de espectáculos organizados pela Câmara Municipal da Horta; redução de 25% na compra do passe mensal do MiniBus; reduções de 25% na utilização de equipamentos e serviços disponibilizados pelas empresas municipais (piscina municipal, Teatro Faialense, etc) entre outras coisas.

Helena Reis adiantou que estão a ser levadas a cabo negociações com empresários do comércio tradicional, para serem criadas parcerias entre autarquias e comerciantes de modo a que os jovens portadores do Cartão tenham o máximo de benefícios possíveis na utilização das lojas do comércio tradicional. A vereadora salientou que um dos principais objectivos deste projecto é “criar uma boa relação entre o jovem consumidor e o comércio tradicional”.

Esta iniciativa irá também ajudar a CMH a conhecer melhor a faixa demográfica mais jovem do concelho, já que, de acordo com Helena Reis, o objectivo é que o Cartão “chegue a todos os jovens”, que, no acto de requisição do mesmo, preencherão um questionário que visa precisamente recolher informações que ajudem o Município a conhecê-los melhor.

A Juventude Social Democrata faialense, presente no Conselho para a Juventude, congratulou-se com esta iniciativa autárquica de apoio aos jovens, no entanto entende que este Cartão deveria estar inserido numa iniciativa de âmbito mais global, o Cartão Jovem Municipal Euro <26, a que aderem dezenas de países europeus, entre os quais Portugal. Com este cartão, a JSD Faial entende, segundo o seu presidente, Hugo Rombeiro, que os jovens faialenses poderiam não só dispor das vantagens já referidas a nível municipal, mas também a nível nacional e europeu.

Instada a pronunciar-se sobre o facto da autarquia não ter optado por este Cartão, Helena Reis referiu à nossa reportagem que a CMH procurou obter informações sobre o seu funcionamento, sendo que na altura não existiam protocolos referentes à Região. Na opinião da vereadora, o projecto agora delineado acaba por poder oferecer mais vantagens aos jovens faialenses do que o Cartão Jovem Municipal Euro <26, a começar por exemplo pelo facto de abranger jovens até aos 30 anos. No entanto, Helena Reis frisou que, se durante a discussão pública do Cartão se verificar que, de facto, será benéfico e possível integrá-lo no Cartão Jovem Municipal Euro <26,>

Também Filipe Menezes, presidente da Juventude Socialista Faialense, se congratulou com esta medida do município, salientando que trará “vários benefícios que a JS considera serem fundamentais para fixar jovens no Faial”. A integração do Cartão no Cartão Jovem Municipal Euro <26, a revelar-se vantajosa para os faialenses, é uma medida que Menezes considera plausível de ser tomada. “A JS está sempre de acordo com o que seja melhor para os jovens dos Açores” frisou.


Portal da Juventude na Internet

A reunião da passada semana serviu ainda para a pré-apresentação ao Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento, do futuro Portal da Juventude, na Internet. Este será, segundo a autarquia, “um veículo de informação destinado aos mais jovens, contendo uma listagem de entidades, actividades e eventos existentes no concelho”.